Mas o que é isso do BLW?! O método que está a revolucionar a alimentação dos bebés.


BLW são as siglas de Baby lead weaning, que numa tradução literal significa "desmame conduzido pelo bebé", ou para ser mais perceptível, alimentação regulada pelo bebé.
É um método de introdução alimentar que dá autonomia ao bebé para que ele decida (seguindo a lógica da amamentação em livre) quando quer comer, o quê quer comer e que quantidade quer comer. 
Apesar de só ter descoberto este método à pouco tempo, inconscientemente sempre fiz um bocadinho disto com os meus filhos (o que levava as avós a ficar de cabelos em pé).
Ainda é pouco conhecido em Portugal, mas têm vindo a ganhar seguidores. A ideia principal é que assim como o bebê é capaz de se auto regular e decidir QUANDO e QUANTO mamar durante a amamentação em livre demanda, quando começa com os sólidos pelo BLW aos 6 meses, ele também tem liberdade para escolher QUANDO, QUANTO e O QUÊ vai comer.
Mas, atenção não irá comer qualquer coisa, nem em qualquer momento! O bebé deve ser incluído na rotina familiar para que coma, quando todos comem, os alimentos que lhe oferecemos, saudáveis e adequados à sua idade.
Para isso, permitimos que o bebê coma sozinho desde o começo disponibilizando os alimentos de forma a que ele consiga agarrá-los com as suas pequenas mãos e assim, explore livremente os alimentos e que os coma ao seu ritmo, o que pode acontecer de imediato ou demorar semanas (muitas vezes eles brincam apenas com a comida, mas também isso é positivo). ⠀Como o leite é o principal alimento do bebê e fonte de todos os nutrientes necessários até que ele complete 1 ano, ele tem tempo para ir descobrindo e se adaptando à alimentação por sólidos sem pressa. 
Acho que existem muitas vantagens ao adoptar este método, pois podemos integrar o bebé no dia a dia da nossa família, e não precisamos de comprar comida especial ou algum tipo de preparação especial. Com o Baby-Lead Weaning comerão o mesmo que o resto da família, talvez um bocadinho adaptado porque, por exemplo, não podem comer sal.
Acredito que assim os bebés iniciaram uma relação mais saudável com a comida, pois como decidem o que comer e quanto comer aprendem desde sempre a perceber quando o seu organismo está saciado e não precisa de mais comida. Isto será uma ajuda preciosa no seu futuro pois ajudará a combater a obesidade. 
Além de muitos outros benefícios físicos, esta maneira de alimentar o seu bebé promove a sua autonomia e poder de decisão e aumenta a sua auto-confiança.
Existem contras? Claro que sim! As paredes e o chão da sua casa nunca mais serão as mesmas durante os momentos de refeição.
Existe muito mais informação disponível sobre o tema, eu recomendo um livro espectacular da editora Arena, "Baby-Led Weaning" de Begona Prats que além de toda a explicação teórica, oferece 70 receitas para que os bebés comam sozinhos.  



Comentários

Mensagens populares