Fomos ao Zoo de Lisboa visitar a família ;)












Lembro-me bem de ir ao Zoo quando era menina.
Não fui muitas vezes, mas nunca mais esqueci a aldeia dos macacos e de dar uma moeda na tromba do elefante para que este fizesse soar uma campainha. Agora já não se pode ter contacto directo com os animais, nem lhes dar de comer (ainda há pouco tempo alguém foi tentar alimentar uma girafa e acabou por a matar) mas confesso que gostava de voltar a ver o elefante tocar a campainha.
Naquela altura o Zoo não tinha muita coisa, e as jaulas eram mesmo aquilo que a palavra nos sugere. Hoje está muito diferente e é um dos passeios que alegra mais a pequenada cá de casa.
Jardins bem cuidados, muitas espécies de animais em espaços mais simpáticos e adaptados às suas necessidades e todos os cuidados necessários para garantir a segurança de animais e visitantes.
Temos ido todos os anos visitar a família, que é como quem diz os macacos e chimpanzés, e aproveitamos para dar uma vista de olhos nos restantes representantes do reino animal.
Os favoritos da mãe são os elefantes e os ursos (dispenso graçolas e comparações sobre as nossas formas roliças),tivemos a sorte de apanhar os ursos a dar uns mergulhos na sua piscina particular e dava mesmo vontade de saltar lá para dentro com eles.
A Camila ficou particularmente entusiasmada com as "Xicas", que para ela eram todos e quaisquer felinos levemente parecidos com as Chitas.
O Tomás, talvez por ser o mais pequeno e ter complexo de inferioridade, adorou as girafas e os hipopótamos a quem chamava alegremente "Popota". O Martim é fã dos mamíferos marinhos e do grande rei leão e o pai, obviamente, é afecto aos macacos.
Apesar do calor dificultar um bocadinho as caminhadas, o Zoo têm um comboio fantástico que pela módica quantia de 1 euro nos leva a dar a volta completa ao parque. Por todo o espaço há recantos com sombra e vegetação e bebedouros que matam a sede a passarinhos e visitantes.
Para quem é mais organizado que nós, pode preparar um pic nic e almoçar no parque das merendas. Nós acabámos por optar pelo McDonald que existe dentro do parque, mas a zona de restauração oferece muitas outras opções a bons preços.
Existem ainda um espectáculo de golfinhos e  outro de aves e ainda a hipótese de visitar os repteis e animais exóticos - esta parte confesso que dispensava de bom agrado, mas lá tive que ir com um olho fechado e outro aberto para não cair dentro do aquário de nenhuma cascavel.
No final existe a típica lojinha de "recuerdos" da qual eu fugi a sete pés, pois os peluches amorosos de animais fofinhos e com olhinhos brilhantes prometiam um verdadeiro berreiro por parte dos meus rebentos se eu não trouxesse um ou dois ou quarenta bonequinhos para a colecção.
Foi um dia tão especial que no caminho para casa viemos todos a cantar o fungágá da bicharada e a identificar parecenças entre os animais e cada um dos habitantes desta casa. 
Sim, não é um dos lugares mais baratos para se ir, mas também não é para se ir todos os dias. É mesmo um dia especial e que vale a pena ser partilhado com toda a família, pois os miúdos descobrem sempre algo novo em cada visita e, tal como eu ainda me lembro das minhas visitas na infância, também eles se recordarão para sempre dos dias em que fomos ao Zoo visitar a família!







Comentários

Mensagens populares