1ª semana de Professora Andreia


A minha primeira semana como professora de expressões artísticas numa escola do primeiro ciclo está quase a chegar ao fim.
Até aqui só tinha trabalhado em creche e jardim de infância, e as idades, personalidades e capacidades são obviamente muito distintas.
Confesso que estou a adorar poder propor trabalhos mais elaborados, e ao contrário do que eu pensava inicialmente, não recebo menos mino por parte das crianças. Atrevo-me até a dizer que pelo que vejo, estas minhas crianças precisam de mais atenção, mais carinho e compreensão.
A escola onde trabalho está situada num meio envolvente complicado, tenho muitos meninos filhos de emigrantes, e alguns que vivem sem os pais que tiveram que imigrar devido a situação atual que o nosso pequeno País atravessa. Várias crianças com necessidades educativas especiais, e outras com dificuldades ao nível comporta mental. Tudo isto é encarado por mim como um grande desafio, e a minha principal preocupação é influenciar positivamente a vida destas crianças. Nem sempre é fácil, principalmente com os 3º e 4ºs anos, onde existem muitos repetentes e alguns são maiores fisicamente que eu coisa que não estava minimamente habituada.
Não está a ser a coisa mais fácil do mundo, nem um mar de rosas, mas estou a adorar!
Não temos tantos recursos materiais como as minhas megalo monas ideias gostavam, mas estou a tentar encontrar recursos externos a escola!
Estou com muita esperança neste trabalho e com uma vontade de fazer mais gigante!
Nesta fase estamos só nas apresentações e nos auto-retrados, que serão transformados em bonecos articulados na próxima semana! Isto vai ser uma grande surpresa para eles, que tenho a certeza que vão gostar!
Uma coisa é certa estou a adorar, e ainda não consigo parar de rir quando me chamam professora Andreia, pois normalmente em creche, jardim ou workshops apenas me chamam de Andreia...mas gosto tanto de ouvir! :)

Comentários

  1. Parabéns minha querida, finalmente um post com boas noticias, e cheias de alegria e entusiasmo, estava a precisar de ler algo assim...
    Desejo de coração que tudo corra bem e que esta nova experiência seja sempre assim...fantástica como o descreves hoje, com dias bons e outros menos, mas sempre com garra!
    beijinho grande

    ResponderEliminar
  2. que girooooo! Boa sorte, minha querida! Tens um papel importante na vida destes miúdos! Um beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)obrigada!!! estou mesmo feliz com este trabalho, e é mesmo um desafio pq não tenho quase recursos materiais mas tenho a obrigação de dar o meu melhor para ajudar estes miudos a perceber que podem fazer coisas fantásticas :)
      Quando vêns cá fazer o tal curso?
      beijinho

      Eliminar
  3. Está com sorte, a mim chamam-me "professora das artes plásticas". ;) Também estou como professora de expressões artísticas, em 3 escolas e 9 turmas. Mas com calma, tudo se faz. Bom ano lectivo. ;)

    ResponderEliminar
  4. Está com sorte, a mim chamam-me "professora das artes plásticas". ;) Também estou como professora de expressões artísticas, em 3 escolas e 9 turmas. Mas com calma, tudo se faz. Bom ano lectivo. ;)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares