Estamos a criar tótós...RUA com eles!!


Quem trabalha com crianças, consegue ver diariamente exemplos que comprovam que andamos mesmo a criar tótós!
A cada dia que passa as crianças perdem autonomia e competências importantíssimas para o seu desenvolvimento saudável. Ontem mesmo nos telejornais, foi noticia que mais de 70% das crianças no 1º e 2º ciclo não sabem saltar à corda. Obviamente que não vêm mal ao mundo por uma criança não saltar à corda, mas isto revela que cada vez mais estão a perder competências que se julgavam quase inatas à infância. Estão mais acanhadas, com menos energia e com menor flexibilidade e destreza, e isto sim é grave.
É fundamental que os pais acordem para a vida e percebam que embora seja muito mais fácil passar a manhã de domingo com os rabiosques enfiados no sofá a ver desenhos animados, os miúdos precisam de RUA!!
Ok, os tempos mudaram e hoje é perigoso deixar as crianças irem brincar sozinhas para a rua. Tudo bem, mas elas continuam a precisar de ir brincar para a rua...qual é a solução? É ir também!
Vá para a rua e leia o jornal enquanto os miúdos andam de bicicleta, saltam ao elástico, brincam com pedrinhas ou fazem desenhos no chão... mesmo sem actividades programadas, vá para a rua! Não se preocupe que eles conseguiram encontrar alguma coisa para brincar e além de estarem a desenvolver a motricidade também apanham ar, sol e desenvolvem a criatividade e a imaginação.
Já sabe...sempre que possível... RUA com eles ;)

Comentários

Mensagens populares