Atividade de vida prática Montessori - Descascar Favas


Sou fã assumida de Maria Montessori, mundialmente conhecida por ter criado o método Montessori (chamado por ela de Pedagogia Científica) e ter revolucionado a forma como a criança é compreendida e respeitada. Em quase todos os países do mundo há escolas montessorianas e diversas iniciativas educacionais revolucionárias tiveram as suas bases iniciais nas descobertas de Montessori.
O método montessori, divide-se em cinco áreas, e uma delas são atividades de vida prática.
Os exercícios são muito simples e familiares à criança e são retirados da vida cotidiana, mas desenvolvem muitas competências nas crianças além de lhes oferecer confiança e sentimento de conseguirem realizar tarefas, que por norma são da responsabilidade dos adultos, sozinhos.
Neste pequeno vídeo, resolvi fazer com a Camila uma atividade de descascar legumes, neste caso favas, que vai trabalhar muito a motricidade fina. A ideia era não só realizar esta atividade, como depois aproveitar o balanço para a motivar a comer as favas (coisa que ela diz detestar mas nunca sequer provou em condições). A atividade correu lindamente e a Camila acabou por ainda desenhar e pintar algumas das favas. Depois de cozinhadas, acabou por provar...mas continua a dizer que não gosta :)

Comentários

  1. ahahah eu também detesto favas, só de pensar nelas dá-me voltas à barriga :)

    ResponderEliminar
  2. Que idade têm a Camila? É um doce, o meu filhote faz três para o mês que vêm, mas não o imagino assim tão feliz e empenhado, mas nada como tentar certo? Eles têm sempre esta capacidade de nos surpreender!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares