10 Sugestões para fazer com os miúdos este fim de semana de chuva (sem sair de casa)


O fim de semana está aí mas a chuva promete ficar. Se não lhe apetece muito calçar as galochas, o melhor mesmo é ficar por casa e arranjar coisas giras para se fazer em casa.
Os pais criativos dão 10 sugestões para se fazer em cana neste fim de semana de tempestade:

- PicNick na sala! 
Os miúdos adoram tudo o que saia da rotina. Porquê não amanhã fazerem um picknick no chão da vossa sala? Nós fazemos imensas vezes e é sempre divertido. 
Estenda a toalha no chão, coloque os pratos, copos e talheres. Os sumos e os alimentos em cima da toalha, exactamente como se estivessem a picknicar no campo ou na praia. Se preferir escolha uma comida mais fácil de se comer à mão - pizza nunca falha! 

- Mãos na massa, crianças para a cozinha!
Os miúdos adoram cozinhar e este mau tempo pede mesmo uns scones com chazinho quente. 
Leve os miúdos para a cozinha e deixe que sejam eles a preparar tudo para o lanche de toda a família. A receita é das mais fáceis que há e têm tudo o que eles gostam, desde partir ovos a adicionar farinha e leite a mexer bem com a colher de pau. Depois ainda podem, literalmente, meter as mãos na massa e fazer as bolinhas perfeitas para os scones ficarem além de deliciosos, lindos de morrer. 

- Cinema em casa!
Nada condiz mais com dias chuvosos que um filminho debaixo de uma manta no sofá.
Escolham um filme divertido para toda a família e vejam juntinhos debaixo de um cobertor. Fechem os estores e luzes para que o ambiente fique mesmo parecido com o de uma sala de cinema e aumentem um bocadinho o volume. Pipocas vão sempre uma mais valia :)

- Pintar um quadro em família.
Porquê não fazerem uma pintura a muitas mãos? Com uma tela (ou mesmo uma cartolina ) dêem largas À imaginação em conjunto. Pensem num local da casa que esteja a precisar de cor e amor adicional e façam em conjunto uma obra de arte para lá. Podem desenhar e pintar todos ao mesmo tempo, ou transformar o momento num jogo onde um faz um traço e o seguinte têm que completar o mesmo traço. Será assim um trabalho em equipa que além de muito divertido resultará numa obra cheia de significado para todos!

- Puzzle. 
Eu acho os puzzles perfeitos para um dia chuvoso. Gosto de os fazer de vagar, sem pressa para terminar. Além disso é giro fazer puzzles em família, onde cada um vai procurando peças e adicionando ao puzzle mas todos têm o objectivo comum de completar o puzzle. É mesmo um bom exercício para estimular o trabalho em equipa e para valorizar o "colectivo" e a família.

- Tricot
Sabiam que o tricot trabalha imensas competências nas crianças, como o raciocínio lógico, matemática, destreza, motricidade fina e coordenação motora além da precisão do movimento, a atenção e a concentração? É verdade! Que tal tirar as velhas agulhas do saco e ensinar os pontos básicos aos seus filhos? Eles irão encarar como um jogo e pode ser uma atividade para continuar e fazer um bocadinho todos os dias. Pode sugerir para fazerem um cachecol, quem é que não adoraria ter um cachecol especial feito com as suas próprias mãos?!

- Acampamento 
Uma coisa que têm resultado lindamente cá em casa é fazermos um acampamento na sala. Como somos amantes de campismo, temos aqueles colchões de encher que se transformam em verdadeiras camas portáteis. O que fazemos é que enchemos todos e transformamos a sala numa cama gigantesca, onde passamos horas a ver filmes ou a contar histórias. Acabamos por dormir todos juntos para felicidade dos petiz!

-hino de família
Os dias cinzentos tornam-se mais coloridos com música! Porque não escolher uma música conhecida de todos e fazer uma letra alusiva à vossa família?! Sabem aquelas versões super divertidas da rádio comercial? É mesmo isso! Façam uma só vossa e vão ver que os miúdos vão andar a canta-la nos momentos mais felizes!

-pintura nas janelas.

Existem umas canetas optimas que se pode pintar nas janelas e depois com um pano húmido passar e ficam.logo.limpinhas, sem deixar vestígios! São pergeitas para os dias de chuva, as gotas a caírem na janelas oferecem aos desenhos magia e movimento e os meus filhos são capazes de ficar hiras a desenhar sem se cansar.

-Barro
Todos os miúdos adoram mexer no barro. É por isso uma óptima atividade para dias aborrecidos. Pode comprar uma barra nos hipermercados e é pouco mais de um euro. Vale o investimento pois proporciona horas de diversão e é uma óptima atividade sensorial e de motricidade fina!


Um fim de semana feliz a todos!


Comentários

  1. Excelentes ideias e oportunidades para criar momentos de conexão entre pais e filhos!

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida tudo boas ideias! O cinema com a mantinha já está nos planos!

    ResponderEliminar
  3. Adoro as sugestões. Os que já faço com a minha sobrinha é inventar um hino, pintar e desenhar :)

    ResponderEliminar
  4. Excelente!!!
    Agora é só por mãos à obra 😊
    Este fim de semana será ensinar a pequenada a fazer tricot

    ResponderEliminar
  5. Acho que hoje vou apostar no pic nic na sala e em fazer umas bolachas com os miudos (tentar que não sobre alguma massa para as bolachas por norma comem mais do que fazem).

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares