quarta-feira, 21 de agosto de 2013

*Geniozinhos*



Não sou a favor de meter as crianças a fazer milhões de trabalhos de casa durante as férias. Se são férias devem esquecer um pouco as obrigações escolar e aproveitar para se divertirem e aprenderem de uma maneira não formal. Passear o mais possível, aproveitar para ir a museus e exposições, Zoo, oceanário, jardim botânico são alguns dos meus locais preferidos para levar o M. e sempre que chegamos a casa conversamos imenso sobre o que vimos e o que aprendemos em cada um destes locais.
Também gosto de alguns, e sublinho o alguns, livros de fichas que oferecem jogos educativos que fazem trabalhar muitas áreas de conteúdo (matemática, português, estudo do meio) e que a criança não sente que está a fazer "trabalhos de casa" mas sim a brincar.
Agora, não há nada que substitua os livros. Uma boa história contada (ou lida) na altura certa pode fazer o cérebro viajar para longe e abrir janelas onde só existiam muros!
Ando numa fase onde sinto que devo preparar o M. para a enorme aventura em que vai embarcar em Setembro: A escola primária, e a Bertrand têm uma colecção de livros perfeita para o entusiasmar no seu futuro escolar.
A colecção chama-se Geniozinhos. É destinada aos pais e aos educadores e demonstra que todas as crianças podem ter uma aprendizagem de sucesso, para isso basta descobrir o método certo. Através de histórias divertidas e cativantes, os livros desta colecção são uma maneira fácil e acessível de discutir os problemas de aprendizagem e os obstáculos que podem surgir nos mais pequenos. 
O M. adorou, principalmente o " O último a acabar" que conta a história de um menino que todos consideravam mau aluno a matemática e depois acabaram por descobrir que afinal ele só tinha dificuldade em trabalhar sobre pressão...e revelou-se um génio!
Como mãe e educadora, acho muito importante passar esta mensagem de que por vezes o sucesso escolar não é automático, é necessário pensar muito, observar e tentar encontrar o caminho certo para cada criança...pois não existem duas crianças iguais, logo o processo de aprendizagem não pode ser o mesmo para todos!
Cá por casa ficámos fãs desta colecção, e estamos desejosos para que saiam os restantes!







1 comentário:

  1. Boa tarde!
    Sou professora do 1ºciclo e estou bastante de acordo com o que dizes sobre os trabalhos nas férias. Eu não obrigo os meus filhos a fazer, nem mando aos meus alunos. Ler sim, é uma boa opção. Viver novas aventuras também!
    Obrigada por nos mostrares esta coleção. Não conhecia e palpita-me que será de boa exploração na escola.
    Beijocas

    ResponderEliminar

Um livro que vai fazer com que os seus filhos escrevam um livro!!!

Eu sou super suspeita como sabem. Adoro escrever, e sempre quis escrever um livro. Quando vi este livro da booksimle pensei logo em como...