Dia Nacional do Brincar



Pimpumplay lança petição para a Criação do Dia Nacional do Brincar
Leiria, 31 de Maio de 2011

No seguimento das suas iniciativas de divulgação do papel fulcral que o brincar tem no desenvolvimento humano, a pimpumplay lança no próximo dia 4 de Junho uma petição para a criação do Dia Nacional do Brincar.
A iniciativa visa sensibilizar a sociedade portuguesa para a importância do brincar ao longo da vida, dando eco às conclusões que cientistas das mais diversas áreas têm vindo a divulgar. É cada vez mais um imperativo para a pimpumplay assinalar que para além do papel de diversão e recreação, brincar é essencial para o desenvolvimento e manutenção de competências cognitivas, motoras e mesmo sociais. Brincar ajuda a desenvolver a criatividade e a capacidade de resolver problemas; permite partilhar afetos, ideias e atividades; ajuda a perceber os mecanismos da liderança ou da participação numa equipa, a perceber e a valorizar regras; a imaginar, construir e a dar novas utilizações e significados aos objetos que nos rodeiam.
A marca quer assim juntar-se às famílias, aos profissionais e às instituições e celebrar um dia de reflexão, mas sobretudo de partilha… divertida e construtiva! Pretende-se assim evidenciar que brincar não se limita a objetos (o brinquedo não faz a brincadeira… é apenas um veículo possível para a desenvolver), idades (há brincadeiras, brinquedos e jogos para todas as idades), ou nível de competências (brincar é para todos, assim todos estejam disponíveis para partilhar um momento).
A petição pode ser lida e assinada em http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=ppplay.
O lançamento oficial ocorrerá no dia 4 de Junho de 2011 às 15horas, nas piscinas municipais de Leiria. Em associação com o Centro de Recursos para a Inclusão Digital de Leiria será realizada uma recolha de brinquedos para posterior adaptação para crianças portadoras de deficiência.


Comentários

Mensagens populares