Sementeiras Tubo de papel higiénico



Usando os tubos dos rolos de papel higiénico que normalmente vão para o composto podemos fazer vasos para sementeiras.
Esta é uma actividade bem divertida para ser feita com crianças.



Materiais:

❀"Tubo" rolos de papel higiénico
❀Tabuleiro rectangular de cozinha
❀Sementes
❀Areia
❀Terra/Substrato
❀Água




Espalha a areia pelo tabuleiro. Isto irá servir de drenagem e dará uma ajuda aos rolos para se poderem manter direitos. ( neste exemplo está um tabuleiro de alumínio reciclado de uma ida ao restaurante, mas pode ser usado qualquer tipo de material).
Coloca os rolos no tabuleiro sobre a areia. Certifica-te que enterras os rolos um pouco na areia, para isso podes gira-los.




Enche os tubos com terra ou ajuda a criança a encher.
Escolhe sementes que sejam facilmente manuseadas por crianças, como as de girassol, abóbora, ervilha. Deixa ser a criança a semear,ajudando sempre que necessário. Coloca uma semente em cada tubo, se semeares mais que uma em cada vaso podes sempre dividi-las mais tarde.




Não te esqueças de regar, as sementes precisam de ser regadas para germinarem. 
Pronto, é só esperar que as sementes comecem a germinar.
 Vai regando sempre que necessário.





Quando fores plantar na horta no jardim ou num vaso, poderás plantar directamente com o tubo sem ter de remover a planta do vaso pois este é biodegradável.




Adoro esta actividade, encontrei aqui: http://dasementearvore.blogspot.com/ um blog interessante que nos pode ensinar muito sobre jardinagem!
 

Comentários

  1. Esta já fizemos este ano! Comprámos no mercado uma abóbora maravilhosa e não resistimos a semear a pevides para tentar perpetuar aquela cor laranja. E depois dos rebentos estarem grandes dos rolinhos directamente para a terra... vamos lá a ver se vingam!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares