Quartos Montessori para bebés



A pedagogia Montessori está muito em voga actualmente.
Eu, como já disse anteriormente, não sigo nenhuma pedagogia em geral, mas retiro de cada uma delas o que considero mais interessante e rico pedagógicamente e faço a minha própria mixórdia de pedagogias  :)
No caso da Montessori, confesso que tenho retirado imensa coisa (podem ver os vídeos das várias atividades que já fiz com a Camilinha no nosso canal do youtube).
O que mais me chamou a atenção e me acabou por conquistar completamente, foi a simplicidade das tarefas que ela propõem às crianças - lavar a loiça, varrer, apanhar objectos com pinça, seleccionar...tanta coisa que fazemos todos os dias e que nem nos damos conta da riqueza de aprendizagens que podemos proporcionar aos nossos filhos se os deixarmos realizar estas tarefas (que muitas vezes para nós parecem chatas).
Os quartos Montessori, são outra das coisas que eu adoro nesta pedagogia.
Tudo é pensado para facilitar e promover a autonomia do bebé, que já vai crescendo livre para se movimentar e explorar o seu espaço.
Obviamente que para oferecer esta liberdade ao bebé é necessário ter muita atenção no mobiliário e objectos que se escolhe para que nada represente um perigo para a criança.
A característica principal, com a qual eu concordo a 100%, mas que geralmente assusta os pais é a ausência do tradicional berço que se encontra em todos os quartos do bebé. Montessori, defende que o berço limita e restringe o movimento da criança fazendo com que ela dependa sempre dos adultos para aceder à sua própria cama. Neste sentido, um colchão no chão é o ideal pois assim que o bebé começa a gatinhar, consegue facilmente subir e descer da cama sem nenhum esforço nem perigo.
Para que o bebé não rebole e cai da cama durante o sono, a solução é simplesmente colocar almofadas à volta...não há mais simples pois não? E se tiver receio que o chão seja frio para colocar apenas o colchão, coloque um tapete por baixo que manterá a temperatura certa para a caminha,
Como a ideia é deixar o bebé solto, deve colocar uma grande na porta para evitar que consiga escapar para as outras divisões da casa - desta forma até o pode deixar a brincar um bocadinho sozinho porque sabe que está em completa segurança.
O espelho à altura da criança é outra peça chave neste tipo de quartos. É mesmo muito interessante porque os bebés adoram ver-se ao espelho e tendo um sempre ao seu alcance começam a habiturar-se à sua imagem e vão descobrindo as várias partes do seu corpo ao verem o seu reflexo no espelho.
É importante que o espaço vá sendo adaptado à medida que a criança vai crescendo.
Nos quartos montessorianos também é usual colocar-se uma barra de parede, tipo as dos ginásios, sempre colocada ao nível do bebé para o ajudar a ficar de pé e a dar os primeiros passos.
Estantes e prateleiras estão fora destes quartos! Os brinquedos e livros devem estar à mão da criança para que os consiga alcançar sempre que queira sozinha. Use e abuse dos cestos, são a opção perfeita para arrumar a trabalha do bebé.












Comentários

  1. Este é o nosso, desde os 12 meses da minha filha mais velha: http://www.vinilepurpurina.com/primeira-tarefa-de-ferias-realizada-com-56543

    ResponderEliminar
  2. Também sou adepta da mixórdia de pedagogias. 😀 Cá em casa há tarefas à boa moda montessoriana 😀

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares