Montessori - actividade de vida prática - transferência de água de um recipiente para outro com uma esponja


Eu gosto muito da pedagogia Montessori.
Como todas as pedagogia acredito que têm algumas lacunas, como por exemplo a falta de projectos artísticos nos 1ºs anos da criança, mas não há duvida de que a grande maioria das actividades foi muito bem pensada para que de uma forma muito simples se consiga estimular a criança.
As actividades de vida prática são das minhas favoritas.
As actividades de Vida Prática trabalham exactamente com isso: os assuntos práticos da vida.
Estes pontos práticos são cuidadosamente planeados – assim como em todas as áreas do currículo montessoriano – incluindo o isolamento de conceitos e passos sequenciais e crescentes que levam a criança a ter a experiência de todo o processo com sucesso. Quando escolhe repetir uma actividade, a criança familiariza-se com os procedimentos e ganha destreza e compreensão da sequência que a leva a crescer como ser humano completo. Os assuntos da vida prática incluem movimentação cuidadosa e graciosa no espaço onde a criança se encontra, cuidar de si mesma e de seu ambiente e comportar-se de forma gentil e educada com outras crianças e com adultos.

Parecem demasiado simples para estarem a "trabalhar" alguma coisa na criança não é? Mas acredite que trabalha imenso! 
No video por exemplo a Camila está a trabalhar a motricidade, o raciocínio lógico, a treinar a precisão que é necessária para conseguir passar toda a água de um recipiente para o outro usando a esponja enquanto se diverte imenso! ... tudo isto em 5 minutos.
Estas actividades podem e devem ser repetidas várias vezes, tantas quanto a criança quiser.

Comentários

Mensagens populares