Sugestões para trabalhar a leitura e a escrita de forma divertida



Há alguns dias recebi uma mensagem de uma mãe a pedir ideias para ajudar o filhote que estava com alguns problemas na aprendizagem, especialmente na leitura e na escrita.
Como sempre, partilho as mensagens que me chegam na minha página do facebook e peço aos outros pais e mães criativos que me seguem, para opinarem e partilharem as suas dicas também.
Na verdade chegaram imensas ideias giras e que eu considero muito interessantes a nível pedagógico. Acredito que muitos destas ideias poderão ajudar as crianças que estão no inicio do primeiro ciclo (todas e não só as que tenham problemas) e então resolvi compilar algumas das dicas de que mais gostei e que de certeza vão dar uma grande ajuda ai por casa!

- Para a leitura escolha livros divertidos e que vão ao encontro dos interesses da criança - se gosta de dinossauros o livro não vai ser de princesas pois não?! 
Inicie com livros com poucas frases (livros para crianças mais pequenas são perfeitos para uma primeira abordagem) e aos poucos vá escolhendo livros com cada vez mais texto.
 Leia um parágrafo alternado com a criança, ou seja uma vez o pai ou a mãe de seguida a criança. Sempre sem stress e na brincadeira. Podem fazer vozes diferentes, ruidos etc para animar a leitura e deixar o exercício ainda mais interessante para a criança.

- Quando estiverem no trânsito aproveito esse tempo para jogar ao jogo do STOP e com isso aumentar o vocabulário da criança. Uma versão alternativa do mesmo jogo  que uma seguidora mencionou,  foi usar as letras das matriculas dos carro que vão à frente e atrás para iniciar palavras ...além de estar a trabalhar a memória e o vocabulário é também divertido!

- Fazer actividades artísticas é sempre bom! outra seguidora partilha que faz imensos projectos com os filhotes, e que antes de cada actividade são eles que escrevem uma lista com o material todo necessário e vão confirmar o que têm e o que está em falta. Isto é muito importante porque além de estarem a exercitar a escrita começam a aprender a planear!

- Quando os ajudamos a fazer os trabalhos de casa, devemos fazer-nos de "burras/os" e dizer : " já não me lembro bem disto, como é que a tua professora ensinou?" - isto vai levar a criança a pensar sobre como a professora lhe ensinou determinada matéria e a tentar encontrar a maneira correcta de lhe explicar como se faz.

A nível de jogos, caso tenha dificuldades a matemática, em fazer contas de somar e subtrair, por exemplo, pode arranjar um baralho de cartas, tiramos todas as figuras e ficamos só com os números. Depois fica metade das cartas para o adulto e outra metade para a criança. Cada um joga uma carta à vez e vão fazendo as contas. Ora soma-se oura subtrai-se.

- Encontrei a imagem que coloquei no post na internet, e adorei este jogo que me parece também bastante apropriado.
Basta comprar um pacote de molas para a roupa de madeira, e em cada uma delas escrever uma letra. Faça uns cartõezinhos com imagens simples, como carro, casa, maçã, pato, cão etc... se não se sentir confortável a desenhar faça com recortes de revista ou imprima imagens da internet. Em baixo de cada imagem escreva a palavra correspondente. A ideia é que depois a criança, utilizando as molas com as letras consigam reproduzir a mesma palavra.
Ofereça ao seu filho dizendo que não é um jogo qualquer, foi feito por si especialmente para ele :)
Participe nas primeiras jogadas e depois deixe a criança explorar a construção das palavras sozinha!

-

Comentários

Mensagens populares