quinta-feira, 10 de julho de 2014

Sugestão de leitura - iniciação à leitura autónoma



Recebo imensas mensagens com pedidos de sugestões de livros para crianças que se iniciam agora na leitura autónoma.
É difícil para mim que apesar de adorar livros infantis não tenho grande experiência na escolha/aquisição de livros para as crianças mais velhas.
O M. também está a iniciar este processo magnifico de se tornar leitor. Não é fácil conseguir seduzi-lo para a leitura autónoma quando a alternativa é ver desenhos animados ou jogar consola.
Combinamos que durante as férias tinha que ler um bocadinho todos os dias mas nas primeiras duas semanas isso não aconteceu. Estava na colónia de férias, todos os dias brincava e passeava imenso e chegava a casa podre.
Agora que já está em casa voltámos ao combinado. Assim que começou a ler notei logo uma grande quebra no ritmo de leitura comparando com o fim das aulas.
É impressionante, bastou duas semanas sem ler para regredir um bocadinho, imagino as crianças que vão estar as férias todas sem se aproximar de um livro...pobre professora!
Para o motivar, escolhi uns livros de actividades e BD da Lego (ele é louco por Lego)...resultou em cheio!
Fez todas as actividades dos livros no mesmo dia, e o livro de BD já está quase todo lido!
Já não tenho que lhe pedir para ir ler, ele pega no livro de livre vontade...e o melhor de tudo é apanhá-lo a rir das aventuras que vai lendo!
Agora que a semente da leitura foi plantada, tenho que alimentar com livros que o estimulem ao mesmo tempo que o divertem...esse é o truque (que funciona com toda a gente na verdade...quem gosta de ler livros aborrecidos?!)
Tenho pesquisado e conversado com alguns professores de 1º ciclo e especialistas na área e encontrei alguns livros que adorei!
Vou deixar-vos algumas sugestões das que escolhi cá para casa, e já sabem...primeiro é preciso insistir um bocadinho mas rapidamente eles apanham o gosto!


Porque é português, recomendo a coleção O Bando das Cavernas, que é muito gira, porque ainda é colorida, o desenhos são fantásticos, e a linguagem simples e é adequado para raparigas e rapazes. 

O Martim Nauta ( que o Martim adorou porque diz que pode ser ele que inspirou as histórias ) e a Lisa Bum também são muito giros e são muito recentes. 




Sem comentários:

Enviar um comentário

"A minha cara pintada" - Atividade de expressão plástica

Este sábado o tempo não estava nada convidativo para grandes aventuras no exterior. Mesmo nós gostando de andar a chapinhar na chuva,...