terça-feira, 8 de julho de 2014

...e uma colher de papa


Exibindo photo1.jpg

Camilinha iniciou-se à pouco tempo nas sopas e papas de frutas.
A alegria é imensa sempre que vê os pratinhos coloridos ou os frascos onde guardo a fruta.
À 7 anos, quando o Martim começou a comer, o pediatra da altura "receitou-me" um livro com a esperança de me calar e de não ter que responder às minhas imensas perguntas sobre a alimentação dos bebés.
Chamava-se "1,2,3 uma colher de cada vez" (adoro o título). Como amiga simpática que sou, emprestei a um casal de amigos quando souberam que estavam de esperanças e que acabou por não chegar junto ao parto do bebé, resultado : ninguém sabe onde está o livro!
Sei que nesta fase não é preciso ser um grande chefe de cozinha para preparar as papas, mas existem regras de introdução de alimentos e de combinações que devem ser respeitadas.
Não consigo encontrar o dito livro que tinha imensas receitas de papas adaptadas às necessidades de cada mês do bebé.
Decidi que, apesar de não terem grande ciência e de eu não ser uma mestre da culinária vou começar a partilhar aqui as receitas que faço para a Camila.
Quem estiver na mesma fase, e queira partilhar as receitas ai de casa e me ajudar nesta grande aventura que sou eu na cozinha, envie para familiascriativas@gmail.com


Hoje a papa do lanche foi:

First Foods: 25 Homemade Baby Food Recipes to Get Baby Started on Solids

Puré de maçã e banana. ( 5 meses) 

2 maças.
1 banana madura.

Descascar as maçãs e cortar aos cubos.
Colocar na bimby com um pouco de água - temperatura 100º velocidade 1 durante 18 minutos.
Ao fim dos 18 minutos colocar a banana e triturar na velocidade 4/5 durante 1 minuto.
Deixar arrefecer e servir!


2 comentários:

  1. boa ideia! na altura da minha filha tb partilhei várias receitas no meu blog. daqui a uns meses entro nessa fase outra vez.

    ResponderEliminar
  2. Há 6 anos atrás com o nascimento do meu filhote comprei esse livro e serviu de inspiração, tem receitas mas também explica os benefícios de alguns alimentos e as necessidades em casa fase. Agora com o nascimento da filhota, ainda com 3 meses, vou voltar a usá-lo
    Além disso sugiro que consultes o site da Solange Burri que é excelente, tem receitas para criança e bebé e conselhos preciosos sobre alimentação. Consultava-o diariamente e tentava esclarecer todas as minhas duvidas, aqui vai: http://solangeburri.blogspot.pt/.

    ResponderEliminar