quarta-feira, 2 de julho de 2014

O prometido é devido...aqui está a receita da plasticina caseira!



Tenho recebido dezenas de mensagens a pedir a receita da plasticina caseira e com a pergunta "funciona mesmo?".
A resposta é SIM! funciona mesmo, a textura é idêntica à da plasticina um pouco mais aveludada.


´

 * 2 copos de farinha ( eu uso a que tiver em casa, se tiver com fermento uso essa, se tiver sem fermento uso também...a qualidade não é importante aqui)

*1 copo mal cheio de sal grosso.

*1 copo com água morna.

* 2 colheres de óleo vegetal

* 2 colheres de cremor tártaro ( compra-se facilmente nas farmácias, um frasco custa cerca de 7euros mas dura para um ano inteiro de plasticina!)

* Para dar cor:
- se as crianças ai de casa já forem crescidotas podem usar umas gotinhas de guache para dar cor, se a criança for pequena e ainda estiver na fase de meter tudo à boca utilize corante alimentar!
Na imagem usei guache para a plasticina amarela e corante alimentar para a encarnada..

Coloque todos os ingredientes numa panela, e com a colher de pau vá mexendo até obter uma mistura homogénea.  Leve a lume brando sem parar de mexer. A mistura vai ganhando a consistência da plasticina ao mesmo tempo que se vai agarrando à colher formando uma bola.
Quando toda a massa já estiver transformada em plasticina, retire a da panela e deixe arrefecer.

Como podem ver na imagem, esta receita dá para uma grande bola de plasticina, e é mesmo essa uma das vantagens de fazer plasticina em casa...as grandes quantidades!

Depois da criança brincar, envolva a plasticina em película transparente e guarde no frigorífico, se tiver este cuidado a plasticina dura imenso tempo e resiste a muitas tardes de brincadeiras.

* esta é uma das muitas receitas que pode encontrar aqui:



2 comentários: