Pequenas mudanças anti-crise


Cada vez mais, com a crise que se instalou de vez no País, é preciso ser criativo e "elástico" só para conseguir chegar ao fim do mês!
Eu tenho 2 trabalhos e alguns extras e mesmo assim conto todos os tostõezinhos.
Mesmo assim, vivendo a fazer contas, sinto que a crise pode mesmo ser uma oportunidade de repensar a vida e os seus valores.
Por exemplo, antes ia todas as semanas ao cinema, agora vejo os filmes em casa com muitos meses de atraso...mas vejo-os na mesma e fazem-me feliz igualmente.
Não compro tantos livros, vou mais à biblioteca municipal...tenho que os devolver no final o que às vezes é doloroso mas, por outro lado não tenho livros amontoados por toda a casa, fico com mais espaço e todos os livro que compro são para mim preciosos!
Na comida, fazemos uma gestão muito mais responsável. Vamos ao supermercado com uma lista e tentamos manter-nos dentro do orçamento. Fazemos menus, e ao jantar fazemos sempre comida suficiente para que sobre para o almoço do dia seguinte para mim e para o meu marido (o filho almoça na escola). Comprei uma Bimby porque fui convencida que me ajudaria a poupar, a aproveitar restos e transformar em receitas novas e deliciosas...tenho que confessar que para mim não funciona. Uso a Bimby para fazer sopa e bolos, nada mais! Acredito que em outras casas seja bastante funcional mas nós estamos a ter alguma dificuldade em ajustar as nossas necessidades às funcionalidades da Dona Bimby. Quanto às luzes, pareço um detetive, sempre à caça de uma luz ligada, um eletrodoméstico em standby ou um carregador na ficha sem estar a ser utilizado...mesmo assim, com todo o cuidado a conta da luz não baixa!
Também fez mudanças significativas na sua casa? Podemos partilhar dicas de poupança e felicidade :)

Comentários

  1. Olá!
    Sim, em minha casa fazemos a mesma ginástica.
    Optámos pela casa total da EDP (luz e gás) e acho que a conta baixou mesmo. Ainda só recebemos duas faturas mas noto diferença.
    Outra questão foi a água. Dou sempre banho às duas filhotas ao mesmo tempo dentro de uma banheira pequena. Ficam as duas sentada a brincar e poupo muita água mesmo!
    Foram revistos todos os seguros e baixámos consideravelmente o custo mensal.
    :)
    Foram revistos todos os seguros e baixámos consideravelmente o custo mensal.

    ResponderEliminar
  2. Eu também estou convencida que a Bimby me ajudaria nesse campo. Até estava a pensar adquirir uma em 2ª mão. Acha mesmo que não vale a pena? Pode partilhar a sua experiência?

    Obrigada
    Ana Matos

    ResponderEliminar
  3. Temos tentado poupar nas roupas comprando em lojas de criança em 2ª mão ainda que se ande sempre atento à qualidade e estado em que se encontram. às vezes uma simples flor em tecido apicada ou bordada ou um peixinho mimoso torna um básico algo especial. No outro dia no blog Caderno Diário li que faziam os presentes para os amiguinhos dos filhos que vão fazendo anos e acho uma boa ideia e mais para quem tem tanto jeito como a Andreia nos tem mostrado ter!!

    ResponderEliminar
  4. Por aqui tb temos poupado imenso. Principalmente porque quando a minha filha nasceu fiquei em casa sem qualquer rendimento. Deixámos de gastar dinheiro em coisas desnecessárias, roupa, faço-a eu aproveitando roupas existentes que nos dão ou usando da pilha de tecidos que acumulei durante anos. O esquentador ainda é velhinho e manual, e está smp desligado, a não ser qd precisamos de água quente. aparelhos sempre desligados qd não são necessários. Tento fazer os menus mas nem sempre consigo... acabaram-se as idas ao cinema, os almoços e jantares fora constantes, e tantas outras coisas.

    ResponderEliminar
  5. Permita-me que lhe fale aqui um pouco da Bimby: é só nós querermos e claro que ela nos faz poupar, tanto na alimentação como na conta do gás! Eu tenho 2 Bimbys e poupo imenso. Praticamente não utilizo o meu fogão tradicional. Com ela deixei de comprar iogurtes, pizzas, massas para tartes e quiches, gelados, sumos/néctares/refrigerantes, empadas pequenas e grandes, pasteis salgados, pães de leite, lasanhas, comida congelada, pudins instantêneos, etc, etc. Posso dar-lhe aqui o testemunho de 2 receitas que fiz recentemente e que lhe posso garantir que me ficaram uma delas ficou por 1/3 do preço em relação ao preço que encontramos nos supermercados, já para não falarmos nas pastelarias: Pão de Ló de Ovar, que custa cerca de 9 Euros, eu faço-o por cerca de 3 euros no máximo e folar da páscoa, fiz 6 do tamanho de pratos de sobremesa e gastei 1.50 euros nos ingredientes. Poupa-se ou não se poupa?

    Vou-lhe explicar aqui outra coisa: como a Bimby promove a cozinha saudável, quando se cozinha com temperatura, ela não vai muito mais além do que os 100 graus C, o que faz com que os alimentos não "mirrem", como acontece no tacho tradicional.
    Como se conseguiria explicar que uma lasanha que leva só 500 gr de carne picada dá para 6 a 8 pessoas?
    Acredite que ela nos faz poupar bastante dinheiro!
    Filipa Viana

    ResponderEliminar
  6. Quando ligamos o chuveiro para tomar banho,l a água sai fria... até aquecer, vai pelo cano abaixo??? NNNNAAAOO! po~e-se um balde grande e dá para regar plantas, lavar o chão, beber...isto vezes o numero de banhos por pessoa/dia!
    Lavar alguma loiça á mão, ajuda a por menos uma ou outra maquina da loiça por semana, comprar um forno pequenino poupa mmuuiita energia! digam mais coisas???

    ResponderEliminar
  7. A nossa mudança para poupar foi na gestão das mercearias.
    As ementas semanais funcionam muito bem na hora de ir às compras, levamos apenas o necessário!!!
    tb há uma caixinha de multas,0,50€ para quem deixa uma luz acesa, funciona bem com os miúdos,(com o Pai nem por isso), não se esquecem e chamam à atenção dos adultos, até a bisa-avó já teve de pagar a multa.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares