Workshop pedagogia Waldorf

Gosto de muitas coisas da pedagogia Waldorf.
Para quem têm curiosidade aqui fica a uma sugestão para um Workshop!

No final da 1ª Guerra Mundial (1914-18) surgem na Europa vários movimentos pedagógicos, na procura de uma educação abrangente, justa, que permita ao indivíduo realizar-se em plenitude, nas suas qualidades física, psíquica e espiritual, na certeza de ser essa a via que conduz o Homem ao desenvolvimento de uma consciência alargada, de uma afetividade equilibrada e de um atuar correto.

Rudolf Steiner (Áustria 1861-Suiça 1925) lança os fundamentos de uma pedagogia extraída do conhecimento da natureza humana, onde, quer o currículo, quer a prática pedagógica se orientam pelas qualidades e necessidades do ser humano em cada uma das suas fases de crescimento.

É da maior importância assegurar na criança a confiança inata no mundo envolvente, o desejo de conhecer e o entusiasmo de agir. Através de um ambiente de calor afetivo e de qualidade estética nos primeiros 7 anos (1º septénio), é essencialmente a educação dos sentidos, a consolidação de hábitos saudáveis e a conquista do espaço que rodeia a criança, que lhe proporcionam segurança, alegria e sociabilidade. Dos 7 aos 14 anos (2º septénio), a relação com o professor e a atividade artística permeiam todas as aprendizagens, teóricas ou práticas, constituindo o modo de encarar o mundo. Dos 14 aos 21 anos (3º septénio) é o estudo da realidade em todas as suas vertentes e a formação de juízos que formam o cerne da educação do jovem, habilitando-o a uma intervenção ativa na sociedade.

O movimento independente de Escolas Livres Rudolf Steiner estende-se atualmente por todos os continentes, culturas e religiões, confirmando assim a sua universalidade.

Este workshop pretende assim divulgar uma pedagogia centrada no pleno desenvolvimento do Homem, independentemente da função que ele vier a desempenhar na sociedade.

Será dado um breve enquadramento histórico do movimento de Educação para a Liberdade - Pedagogia Waldorf ou Pedagogia segundo Rudolf Steiner e será feita a caracterização sintética de cada período de desenvolvimento / septénios (grupos de 7 anos). Irá falar-se ainda da incidência progressiva dos casos de Défice de Atenção e Hiperatividade/Apatia.

Haverá um tempo de exposição teórica, seguida de um espaço de diálogo. O workshop finalizará com exemplos de prática pedagógica.

Local: Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (Parque das Nações)

Destinatários: Profissionais da área da educação ou da saúde da criança; estudantes de cursos das áreas da educação ou da saúde; pais e encarregados de educação.

Formadora: Luísa Pereira, Professora Waldorf

Preços: 75€/inscrições até 6 out. | 100€/inscrições após 6 out.

Workshop promovido pela Oficina Didáctica

Inscrições: 213 872 458

Comentários

  1. Boa tarde, seria possível informar-me sobre a data e a duração do workshop, por favor. Tentei no link da Oficina Didáctica mas não diz. Obrigada, com os melhores cumprimentos, Marta Esperança

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares