sábado, 25 de agosto de 2012

Workshop pedagogia Waldorf

Gosto de muitas coisas da pedagogia Waldorf.
Para quem têm curiosidade aqui fica a uma sugestão para um Workshop!

No final da 1ª Guerra Mundial (1914-18) surgem na Europa vários movimentos pedagógicos, na procura de uma educação abrangente, justa, que permita ao indivíduo realizar-se em plenitude, nas suas qualidades física, psíquica e espiritual, na certeza de ser essa a via que conduz o Homem ao desenvolvimento de uma consciência alargada, de uma afetividade equilibrada e de um atuar correto.

Rudolf Steiner (Áustria 1861-Suiça 1925) lança os fundamentos de uma pedagogia extraída do conhecimento da natureza humana, onde, quer o currículo, quer a prática pedagógica se orientam pelas qualidades e necessidades do ser humano em cada uma das suas fases de crescimento.

É da maior importância assegurar na criança a confiança inata no mundo envolvente, o desejo de conhecer e o entusiasmo de agir. Através de um ambiente de calor afetivo e de qualidade estética nos primeiros 7 anos (1º septénio), é essencialmente a educação dos sentidos, a consolidação de hábitos saudáveis e a conquista do espaço que rodeia a criança, que lhe proporcionam segurança, alegria e sociabilidade. Dos 7 aos 14 anos (2º septénio), a relação com o professor e a atividade artística permeiam todas as aprendizagens, teóricas ou práticas, constituindo o modo de encarar o mundo. Dos 14 aos 21 anos (3º septénio) é o estudo da realidade em todas as suas vertentes e a formação de juízos que formam o cerne da educação do jovem, habilitando-o a uma intervenção ativa na sociedade.

O movimento independente de Escolas Livres Rudolf Steiner estende-se atualmente por todos os continentes, culturas e religiões, confirmando assim a sua universalidade.

Este workshop pretende assim divulgar uma pedagogia centrada no pleno desenvolvimento do Homem, independentemente da função que ele vier a desempenhar na sociedade.

Será dado um breve enquadramento histórico do movimento de Educação para a Liberdade - Pedagogia Waldorf ou Pedagogia segundo Rudolf Steiner e será feita a caracterização sintética de cada período de desenvolvimento / septénios (grupos de 7 anos). Irá falar-se ainda da incidência progressiva dos casos de Défice de Atenção e Hiperatividade/Apatia.

Haverá um tempo de exposição teórica, seguida de um espaço de diálogo. O workshop finalizará com exemplos de prática pedagógica.

Local: Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (Parque das Nações)

Destinatários: Profissionais da área da educação ou da saúde da criança; estudantes de cursos das áreas da educação ou da saúde; pais e encarregados de educação.

Formadora: Luísa Pereira, Professora Waldorf

Preços: 75€/inscrições até 6 out. | 100€/inscrições após 6 out.

Workshop promovido pela Oficina Didáctica

Inscrições: 213 872 458

1 comentário:

  1. Boa tarde, seria possível informar-me sobre a data e a duração do workshop, por favor. Tentei no link da Oficina Didáctica mas não diz. Obrigada, com os melhores cumprimentos, Marta Esperança

    ResponderEliminar

Sensível ou sensitivo? Terei um filho com super poderes?!

Biju A minha querida avó Julieta, Ju como todos a chamavam com carinho, desencarnou muito antes do Martim nascer. Na minha casa nunca h...