Hoje é dia dos avós!! :)


Tive muita sorte com  os meus avós.
Hoje tenho apenas uma avó que partilha comigo o gosto pela costura e trabalhos manuais.
Os avós são sem dúvida alguma um tesouro no universo dos nossos filhos , e para as crianças que não têm a sorte de viver perto dos avós o site dos netos e avós sugere várias actividades para se encurtar a distância! 


Avó e neta a comunicar pela internet

Nem sempre os netos vivem próximo dos avós, ou porque os pais estão noutro país, ou porque vivem numa cidade distante. Ter os seus netos a passar lá por casa ao final da tarde para lanchar e darem um grande abraço, nem sempre é possível. Porém criar laços com os netos é possível, mesmo à distância. As fotografias enviadas, o telefonema de vez em quando nem sempre é suficiente para cimentar laços afectivos entre um avô(ó) e um neto.
Contudo, não deve sentir-se à parte e desistir de fazer parte da vida dos seus netos. O papel dos avós na vida dos netos é importantíssimo: os avós transmitem uma sensação de família prolongada e uma forma de amor incondicional única.
Uma das formas de transformar esta distância numa distância mais curta é através das novas tecnologias, como a partilha de vídeos on-line, as redes sociais, os sites de partilhas de fotografias.
Ver o primeiro gatinhar da sua neta, ou o primeiro sorriso do seu neto numa imagem é importante para sentir que não perdeu o laço afectivo com os seus netos. Os detalhes do dia-a-dia são difíceis de acompanhar, mas partilhar uma ou mais actividades é uma excelente forma de fazer com que os seus netos sintam que existe alguém na vida deles que está disposto a partilhar a vida com eles.
Usar a criatividade para criar actividades partilhadas para fazer à distância é uma boa forma de incluir os netos que vivem à distância, na sua vida.

LER UM LIVRO À DISTÂNCIA

Para ler um livro em conjunto com o seu neto não necessita de estar junto dele. O Skype é uma óptima ferramenta de interacção de pessoas com pessoas, e obviamente entre avós e netos que vivem à distância. Usar a câmara para se verem é uma óptima forma de partilharem actividades. Planear uma sessão de leitura pode ser algo muito especial e bem melhor do que apenas ter sido informada de que a sua neta começou a ler há pouco tempo e não fez parte dessa nova e importante experiência da vida dela. Outra opção será pedir aos pais para de vez em quando, à hora de dormir, lhe colocarem a avó no computador e através do Skype a avó ler-lhe uma história, ajudando o seu neto a adormecer.

VEJA JOGOS DE FUTEBOL EM CONJUNTO

Através do Skype, ligue a câmara, ligue a TV e veja um jogo de futebol com os seus netos, você em sua casa e eles na casa deles, isto, caso eles tenham interesse no desporto. Poderá vibrar e gritar GOLO juntamente com eles. Mais tarde não se esqueça de enviar um cachecol da equipa de futebol favorita!

CRIE EM CONJUNTO UM LIVRO DE RECORTES E FOTOGRAFIAS

Todas as semanas ou todos os meses envie uma fotografia, um pedaço de tecido, uma folha de árvore que recolheu, ou o que considerar interessante e significativo; escreva uma história acerca desse elemento e envie para os seus netos. Se eles souberem escrever poderão fazer o mesmo, se não souberem, peça aos pais para lerem para eles, e para irem colando num álbum de recortes todas as histórias e elementos que envia. Você deverá fazer o mesmo com os que os seus netos lhe enviarem a si.

PARTILHEM RECEITAS DE FAMÍLIA  

Se faz um bolo de chocolate maravilhoso, os seus netos poderão replicá-lo. E como o fazer em conjunto? Primeiro partilhe a lista de compras necessária à elaboração do bolo. Poderá enviar um e-mail com a lista. Quando estiver na altura de cozinhar, mais uma vez, ligue o Skype e ajude os seus netos a prepararem a receita do bolo. Este acontecimento, apesar de ser uma história com novas tecnologias à mistura, será recordado quer por você, quer pelos seus netos, com muito carinho.

JOGUEM JOGOS EM CONJUNTO

Através do Messenger, ou de outros meios de interacção, poderá partilhar jogos com os seus netos, como puzzles, sudoku, palavras cruzadas, etc… Pode inscrever-se num website de xadrez, ou de jogos on-line e jogar em tempo real com os seus netos. Em alguns websites os pais poderão inscrever os filhos para depois poderem jogar consigo.

FAÇA ARTE AO LONGE

Peça aos seus netos para lhe fazerem um desenho e para o enviarem por e-mail ou por carta, depois acrescente algo seu ao desenho deles, mande imprimir em t-shirts e volte a enviar para eles. Eles ficarão com t-shirts feitas por eles e por si. Super fofo!

CONCURSO DE FOTOGRAFIA

Seja lá por que razão for, concursos de fotografias são muito divertidos. Poderão decidir fotografar casas amarelas, plantas, pessoas na rua e ver quem conseguiu fotografar mais pessoas com um casaco verde, ou até tipos de plantas e identificar a espécie de cada planta, depois é apenas necessário partilhar estas fotografias através do Flickr ou outro website de partilha de imagens. As crianças adoram este tipo de jogos.

JOGUE AO JOGO DAS FRASES POR E-MAIL

Este tipo de jogo pode nunca acabar: começa num e-mail com uma frase incompleta deixando o resto à imaginação da criança, como por exemplo “Amanhã eu vou….” E a criança preenche o resto, de seguida é a vez dela, e desta forma ambos partilharão a vida e ideias com imaginação. Outra opção engraçada é escreverem uma história em conjunto. Da mesma forma, começam com um e-mail a dizer “Era uma vez…”  e o seu neto escreve mais uma frase ou um parágrafo e envia para si, você escreve mais um pouco da história e envia para ele, e assim sucessivamente. No final terão uma história muito engraçada para um livro, depois é só colorir com imagens.

Comentários

Mensagens populares