Mercados Biológicos

Mercado tradicional Peixe no mercado tradicional


Adoro os mercados. 
É um óptimo passeio para se fazer com  crianças, que podem aqui ter contacto com um outro tipo de comercio sem ser os habituais supermercados e centros comerciais.
Nos mercados Biológicos muitas vezes temos o prazer de conhecer pessoalmente os produtores, recebemos dicas de confecção e truques de conservação tradicional.
Podemos usar estes passeios com as crianças para inúmeras aprendizagens:
-Aprender o significado de Sazonalidade.
-A época de cada fruto.
-Sentir os cheiros dos produtos frescos.
-Ver as cores dos alimentos.
-Perceber se certo alimento vêm da árvore, da terra ou de um animal...


As possibilidades não têm fim, quando chegar a casa pode pedir à criança que faça um desenho sobre o que mais gostou no mercado!


Todos os sábados, das 11h00 às 18h00, realiza-se no Jardim Visconde da Luz, em Cascais, o Eco mercado. Trata-se de um mercado local que promove e defende a ecologia. Para além de divulgar o  consumo sustentável de produtos alternativos locais e ecológicos, o Eco mercado conta ainda com a presença de artistas locais.


Todos os sábados, o Jardim do Príncipe Real recebe um mercado biológico que traz aos 
lisboetas uma imensa variedade de produtos hortícolas e outros. A iniciativa resulta de uma colaboração entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Agrobio. Para além das habituais frutas e hortaliças frescas, aqui encontra cereais, azeite, pão, vinho, etc., produzidos de acordo com os critérios da agricultura biológica.


  

Comentários

  1. Aqui no Porto há também todos os sábados no Parque da Cidade.

    Pena que não hajam mais por todo o lado... :(

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares