Na cozinha com os miúdos - Pão divertido


Como já desabafei por aqui, eu não sou nada fada do lar e tenho mesmo muito pouco jeitinho para a cozinha. Tirando esse pequeno detalhe, adoro fazer actividades culinárias com os meus filhos. Por norma fazemos bolos ou bolachinhas mas desta feita apeteceu-me fazer pão!
Esta é uma receita muito fácil, e a boma da verdade, demorou séculos a ficarem prontos porque as minhas crias estiveram horas e horas a brincar com a massa.
A receita é a mais simples que encontrei:

Ingredientes:
310 g farinha de trigo
175 g de água morna
20 ml de azeite de oliveira
15 g fermento fresco de padaria
1 colher (pequena) de sal

Como fazer:
 Misturar bem a farinha com o fermento. 
Acrescentar o azeite e a água morna (bem devagar), e misturar bem com uma colher de madeira. Quando a massa estiver homogênea, acrescentar o sal e amassar mais um pouco até que a massa se torne fácil de manejar e uniforme. 
Untar um recipiente de vidro e coloca a massa em forma de uma bola. Tampar e deixar que a massa descanse por uma hora. 
Quando a massa crescer iremos dar o formato desejado ao pão. Aqui pode optar pelas tradicionais bolinhas que ficam sempre bem, ou podem ser mais criativos e darem ao pão novas formas mais divertidas! Após terminar de fazer cada um dos seus paezinhos, pincele com o azeite e faça uns cortes longitudinais na superfície e em seguida polvilhe com um pouco de farinha. 
Introduzir o pão ao forno pré-aquecido. Deixar que o pão asse a 220ºC durante aproximadamente uma hora. 
Quando notar que o pão adquire uma cor dourada, tirar do forno para que descanse sobre uma bandeja. Depois é só esperar que arrefeça um pouco para colocar manteiga (não dispenso que seja dos Açores) e a ver derreter deliciosamente no nosso pãozinho quentinho. 

Comentários

  1. É tão bom cozinhar com eles...Obrigada pela partilha será mais uma receita a experimentar. Aqui por casa, fazemos bolo de iogurte, bolo cenoura, bolachas e donuts.

    ResponderEliminar
  2. Boa forma de passar uma tarde divertida... e certamente enfarinhada :)

    ResponderEliminar
  3. Vamos experimentar cá em casa!!! 😍😍😍
    Maria Inês Torres

    ResponderEliminar
  4. Adorei esta ideia, além de manter ocupadas as crianças, elas participam e brincam ao mesmo tempo, no futuro essa será uma excelente recordação da infância!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares