Helppppp....O meu filho já anda numa escola secundária!




O meu filho Martim está gigante e já entrou para o 5º ano.
Se ir para o 2º ciclo já é coisinha para assustar qualquer pai, ir para o 2º ciclo numa escola que vai do 5º ao 12º ano assusta ainda mais!!
O meu bebé vai andar misturado com matulões de 17 anos?!
O pânico instalou-se no meu coração. Podia ter escolhido uma escola mais pequena? Podia! mas eu escolhi pelo projecto pedagógico e acreditar na metodologia de ensino diferênciada que usam.
É a primeira vez que oiço falar de uma escola pública, secundária de "farda"... todos os meninos do 5º e do 6º ano têm que ir sempre vestidos com polos da escola que os idêntifica pela cor dos mais crescidos. Se num primeiro momento estranhei a ideia, agora adoro!!
Eu também uso farda do meu trabalho e adoro, menos uma preocupação em escolher a roupa para vestir...além da parte prática (e fútil confesso) existe a parte da segurança que eu compreendi e adorei a ideia. Assim qualquer funcionário consegue identificar que um aluno os alunos com polos da cor encarnada são os mais novos da escola e necessitam de uma atenção redobrada.
Outra modernice desta escola é que não se usa manuais escolares no formato de livro. Pedem aos pais para comprarem um tablet dos mais baratinhos ás criancinhas, e os professores carregam os manuais, fichas de apoio etc... Além disso, querem que os miúdos aprendam a pesquisar as matérias no mundo tão vasto que é a internet, onde existem imagens, filmes e documentos sobre tudo!
Também são contra os TPC, e trabalham com a metodelogia de projecto.
Acreditam também que os alunos aprendem ao seu próprio ritmo, por isso é muito difícil encontrar algum menino que tenha chumbado antes do 9º ano.
Nos primeiros dias de aulas não há aulas formais, e os alunos e professores partilham conversas e jogos de forma a se irem conhecendo.
Cada turma têm uma sala fixa que deve ser decorada pelos alunos com fotos suas e das suas famílias para os fazer sentir em casa.
Com tudo isto as minhas expectativas estão lá nas estratósfera e espero mesmo que esta escolha se revele um exito no caminho escolar do meu menino!
A todos os pais criativos, desejo um inicio de ano lectivo muito feliz e cheio de sucessos.

Comentários

Mensagens populares