O bebé também se senta à mesa!



A fase de introduzir os sólidos na alimentação do bebé pode ser muito entusiasmante, mas ao mesmo tempo consegue ser stressante!
Para mim está a ser (e sempre foi com os irmãos) uma dança de conseguir ignorar as colheradas de sopa voadoras e os pedaços de arroz esmigalhados no chão, com a partilha de alimentos e momentos em família.
Eu considero importante colocar logo o bebé à mesa para fazer as refeições em família. Cá em casa é um momento valioso onde todos tentamos partilhar como foi o nosso dia, conversar e descontrair um bocadinho e eu gosto de o incluir apesar de ele ainda ser tão pequenino. Sei perfeitamente que não compreende nada do que é dito, mas acredito que sente o "feeling" da coisa, e que se vai acostumando à dinâmica familiar. Acredito ainda que ao estar sentado à mesa de família, o bebé vai vendo tudo, ouvindo, cheirando e provando muitos dos alimentos que os restantes membros da família estão a comer.
Mesmo quando estamos só os dois, sentamos-nos à mesa e muitas vezes aproveito o momento para o deixar explorar os alimentos livremente (como aconteceu no video com a água e o alperce).
Acaba por ser uma óptima brincadeira sensorial ao mesmo tempo que vai descobrindo o mundo, dentro da nossa casa.


Comentários

Mensagens populares