terça-feira, 3 de maio de 2016

Bullying



Ontem estive a ver o programa da SIC "E se fosse consigo?".
O tema era o Bullying, e como sei que normalmente têm depoimentos de crianças resolvi chamar o Martim para assistir comigo.
Acredito que é um tema que deve ser falado em casa e nas escolas, e que não podemos fingir que não acontece todos os dias.
Não sei se fiz bem em pedir para o M. ficar a ver comigo. Ainda só estava no inicio já tinha a minha cria a chorar desalmadamente, e quando uma mãe contou que o filho, farto dos maus tratos a que era sujeito na escola, farto de fazer queixa a professores e auxiliares sem ninguém o ajudar se atirou ao rio e acabou por morrer, o Martim saltou para o meu colo a soluçar e a pedir para não ver mais.
Obviamente que não o obriguei a continuar a ver.
Esperei que se acalmasse para conversar com ele sobre o tema.
Ele é um menino mesmo muito especial, é um rapazote gabarolas, que gosta de rugby e lutas mas no fundo têm o maior coração de manteiga que existe e não suporta ver situações de abuso e violência sobre outras crianças.
Expliquei-lhe que era importante que ele visse e soubesse o que era o bullying, para que caso algum dia ele fosse vitima, ou visse alguém ser vitima de abusos semelhantes soubesse que o certo é falar e contar a toda a gente! Contar ao pai, à mãe, à avó ao piriquito, à professora, aos colegas a toda a gente...não se pode ficar calado nem ter medo, temos que agir!
Ele compreendeu.
Fiquei com o coração apertado por o ter feito passar por isto, mas ao mesmo tempo sinto que lhe fez bem ver e ouvir outras crianças como ele falarem das suas experiências, e que o bullying não existe apenas nas histórias que se contam...à pessoas que sofrem na pele e ninguém pode ficar indiferente.
Os meus sinceros parabéns à equipa de produção do programa, e à SIC por apostar num programa que nos faz olhar para os lugares que muitos fingem não existir!

http://sicnoticias.sapo.pt/programas/e-se-fosse-consigo/bullying/2016-05-03-E-Se-Fosse-Consigo--Nao-sabem-o-que-e-bullying--Vao-ver-ao-Google

1 comentário:

  1. Talvez tenha sido cedo para o seu filhote ver isso, mas faz bem em lhe mostrar a realidade! Beijinho e tudo de bom

    ResponderEliminar

Jogo da pesca - brincadeira de coordenação motora com água

O tempo pede água, e na falta de um espaço exterior com piscina inventam-se jogos que permitam os miúdos salpicarem o tudo à sua volta....