Desilusão no dia das bruxas

Ontem o M. foi trajado a rigor para a escola.
Vestido de Drácula não podia ir mais feliz.
Chegamos à escola em cima do toque por isso não consegui perceber que a grande maioria das crianças não ia mascarada. No dia anterior tinha pedido ao M. que perguntasse à professora se podiam ir mascarados e segundo ele ela disse que sim.
Quando o fui buscar já não havia vestígios do vampiro que deixei.
Segundo ele, só havia festa de Halloween para quem andava no ATL e só esses tinham o direito de ir mascarados. Sei que chorou e pediu a mãe no intervalo (custa tanto quando sabemos estas coisas) que foi lavar a cara tirando toda a pintura sozinho e despiu o fato de vampiro que tanto adorava. Tenho a certeza que foi uma grande desilusão para ele, porque à tarde quando entrou no carro e começou a contar desatou a chorar.
Não consigo compreender... sei que o halloween não é uma festa tipicamente Portuguesa , mas quer se queira ou não as crianças gostam deste dia e que mal faz poderem brincar, vestir-se e aproveitar mais um dia no ano de brincadeira?
A vida passa tão rápido que devemos potencializar todos estes pequenos momentos de fantasia na vida das nossas crianças, isso vai torná-las adultos muito mais felizes!
Fiquei triste e de coração nas mãos.
O M. têm sorte porque ainda fomos a casa da avó que, já contanto com a sua visita, preparou uma abóbora luminosa e outros enfeites alusivos a data,
Quando chegamos a casa, voltou a vestir-se de vampiro e assim adormeceu...
Quando será que as escolas (principalmente as publicas) vão compreender que as crianças são isso mesmo...crianças?!

Foto



Comentários

  1. Só posso imaginar essa dor dele (quando era miúda tinha pavor de chegar mascarada à escola e mais ninguém usar máscaras). Mas ainda bem que teve direito a mimos extra no final do dia. Ninguém lhe deve poder tirar a alegria de celebrar estes dias (portugueses ou não). Espero que o M. esteja bem tranquilo agora.

    ResponderEliminar
  2. Por áqui passou-se parecido. Os meus filhos ficaram tristes e tb não me parece lógico as escolas continuarem com olhos fechados sobre as necessidades e as vontades das crianças...a escola em Portugal deixa mto a desejar!

    ResponderEliminar
  3. Por áqui passou-se parecido. Os meus filhos ficaram tristes e tb não me parece lógico as escolas continuarem com olhos fechados sobre as necessidades e as vontades das crianças...a escola em Portugal deixa mto a desejar!

    ResponderEliminar
  4. Fiquei com o coração apertadinho só de ler isto. Deve ter sido mesmo tão mau para ele.

    ResponderEliminar
  5. Só e ler fiquei e coração pequenino... :( As crianças precisam de ser crianças caramba! Seja pão-por-Deus, seja halloween se as crianças gostam de festejar e brincar é deixá-las, caramba!
    Que triste. :(

    ResponderEliminar
  6. ... nem todas são assim, cuidado com a generalização ;)
    Na Escola do meu filho os trabalhos decorreram com normalidade (programa é longo, os meninos necessitam aprender, praticar e saber, certo? Claro.) mas a turma era constituída por abóboras, monstros, esqueletos, dráculas, ... (alunos) e bruxas (não é insulto, mas assim estavam mascaradas algumas professoras)... O dia correu bem com muita aprendizagem e diversão. Depois, foi chegar a casa jantar (só sopa) às 18:30 e cama às 19:30 (dormir é meio sustento!) tal foi a intensidade do dia! :D

    Escola pública, 3.ª ano de escolaridade ;)
    (deixe sugestão quem sabe para o próximo ano o dia corre melhor, felicidades)

    ResponderEliminar
  7. Ficamos logo com o coração apertado, não é? O meu queria ir mascarado, mas a educadora não deixou que nenhum fosse mascarado e por isso a festa vai ser cá em casa no sábado. Não temos tradição, mas como escrevi num post as tradições também se reinventam e os miúdos andam todos radiantes com o halloween. E acho que temos de ficar radiantes com eles e vibrar com a felicidade deles. Bjs

    ResponderEliminar
  8. Como futura educadora/professora, fiquei muito triste ao ler este texto. Aprendemos, ao longo da nossa formação, a centrar a nossa prática no interesse da criança, naquilo de que ela gosta, no que a motiva, no que a faz feliz, no fundo. E é um facto que a maior parte das crianças adora mascarar-se, fingir por um dia que é outra pessoa totalmente diferente. Faz parte de ser criança não só o brincar, mas também o faz-de-conta. São dois aspetos essenciais para um desenvolvimento saudável!
    No futuro, quando (ou se) der aulas, vou lembrar-me deste texto, daquilo que o M. deve ter sentido e, se isso não for hábito, vou esforçar-me para se festejar este dia na "minha" escola. Temos de deixar as crianças serem crianças :)

    P.S.: Estava tão bonito!

    ResponderEliminar
  9. A minha filha pôde ir mascarada de bruxinha, mas noutras turmas, isso não foi possivel.... :(

    ResponderEliminar
  10. Realmente... fiquei de coração apertado pelo M., tão lindo e ansioso pela sua comemoração... eu teria ficado exactamente assim, já que, como os miúdos, adoro um bom pretexto para mascaradas... O que mais me chocou foi a tua expressão, Andrei, «só tinham o direito os do ATL»... na escola dos meus, uma IPSS, é a partir do 1º ciclo que se festeja à grande o Halloween... mas como muitos dos mais pequenos têm irmãos nessa valência (como o caso do meu), também querem ir mascarados... no ano passado, o meu Vasco era o único da sua sala e o que é que a educadora decidiu? Pintar e mascarar os outros todos, para que também tivessem oportunidade de viver a festa... foi uma excelente iniciativa, tão contrária a essa... A ideia do Vidas da Nossa Vida é muito interessante: nada como começar a organizar uma festa particular! (Rita)

    ResponderEliminar
  11. Não acho graça ao halloween mas o meu filho de 5 anos ficou curioso com o que viu no panda. Decorou uma música e tudo. Perguntei à educadora se festejavam e ela disse que não. Apenas o 1 ciclo celebrava a data. Mas que havia sempre crianças no pre escolar que apareciam disfarçadas. E assim foi. No dia 31 chegamos à escola e na sala do meu filho alguns colegas envergavam capas, caras pintadas, bicharocos estranhos. Tanto ele como a minha filha mais nova fartaram se de chorar com medo e foi uma trabalheira convence lo a ficar. E fez me prometer que ninguém o ia pintar ou mascarar.
    Mas estou contigo. Acho que está tradição que não é nossa mas que se vai enraizar até ser, tem um potencial de magia. Da magia de que são feitas as grandes recordações da infância.

    ResponderEliminar
  12. E que tal deixarmos de querer que a escola faça tudo?

    Para além do mais parece-me um pouco tonto o halloween... Eu aqui por Coimbra esforço-me por manter viva a tradição dos bolinhos e bolinhós, qual halloween qual carapuça.
    Além do mais, podias ter consultado a prof. ou alguém, sei lá... Que tontice...
    Podias tb organizar uma festa/pão por deus/bolinhos e bolinhós/halloween tu própria, no fim de semana.
    Foi o que fizemos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas ainda bem que nem todos gostamos do amarelo não e? Nos cá em casa achamos graça no halloween e não obrigamos ninguém a gostar do mesmo! Se leu bem a professora avisou que podiam ir mascarados mas o M. Não percebeu que era apenas para as crianças do ATL. No fim de semana tb nos fizemos uma estarola com os amiguinhos dele e fomos felizes...que na verdade e só o que importa!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares