Dormir em família - cosleeping


À tempos tinha escrito sobre Cosleeping.
Sei que é um tema "quente" e que divide as opiniões de muitos pais. Continuo a adorar que o M. durma connosco embora seja cada vez menos frequente.
Consigo perceber perfeitamente os argumentos de quem apoia o cosleeping, mas também me fazem sentido muitas das razões apontadas por quem condena esta prática. Na verdade muitos pais escondem que os filhos dormem nas suas camas por vergonha da critica alheia, que neste assunto normalmente tende a ser dura.
No nosso caso, noto que o M. é uma criança segura, muito inteligente e com uma forte ligação emocional aos pais. Não o considero "mariquinhas" por muitas vezes acabar a noite na nossa cama, porque sinto que o que o leva a procurar a cama dos pais não são medos nem ansiedades mas sim, uma busca de conforto e sim...também algum mimo! Nós adoramos e somos muito felizes assim!
Não vejo mal algum nisso e como já disse anteriormente adoro estes momentos "quentinhos" em que todo o meu mundo cabe ali mesmo na minha cama. Na verdade considero que nos trouxe uma união familiar invulgar ( o que talvez também poderia acontecer se ele dormisse sempre na sua cama, mas nunca saberemos ). Como não sou especialista no assunto deixo alguns links bastante interessantes sobre o tema e uma entrevista que deu à uns meses na sic sobre o tema.
Não sou fundamentalista em nada na minha vida, e neste como em todos os assuntos acredito que cada família saberá sempre o que é melhor para si. O que resulta bem no meu ninho poderá facilmente ser um desastre aqui na casa ao lado e vise-versa.

http://mumstheboss.blogspot.pt/2012/05/co-sleeping_21.html

http://crescer.sapo.pt/crianca/educacao-e-pedagogia/dormir-com-os-pais-sim-ou-nao

http://anjaliteam.blogspot.pt/2008/09/cosleeping-dormir-em-familia.html

http://videos.sapo.pt/vaNOegulZZCPDQvnJqSf

Comentários

  1. Pois o meu filho acabou de fazer 4 anos, adora dormir na nossa cama... Abraçamo-nos, damos montes de beijinhos e pede festinhas e massagens para adormecer... adoro sentir o seu calorzinho, e saber que está ali tão aconchegado! Eu dormi até tarde com os meus irmãos e com a minha mãe e sempre gostei! Sinto sim uma forte ligação a eles, e sinto-me super próxima da minha mãe! Sempre adorei o colinho dela! A mim criticam-me por deixar o meu filho dormir connosco, mas nós os 3 adoramos e isso é o que importa! Estamos o dia separados o dia todo por isso ainda mais gostamos que ele durma connosco!

    ResponderEliminar
  2. O A. acabou de fazer 5 anos. Adormece na sua cama e a meio da noite ou de madrugada dá um saltinho até à cama dos pais. Não por medos, inseguranças, nada disso,simplesmente porque gosta e nós também. É delicioso ver o sorriso dele meio a dormir quando se deita no meio de nós. Não existem palavras para quando ao acordar as primeiras palavras dele são: "Adoro-te mãe, adoro-te pai. Bom Dia." Se é correto? Não sei. Apenas sei que o A. é um menino que sabe o que quer, que de mariquinhas nada tem. Apenas sei que daqui a algum tempo ele deixará de o fazer porque ele mesmo assim o vai querer e eu vou ter na minha memória momentos que jamais irei esquecer!

    ResponderEliminar
  3. Aqui em casa tambem dormimos os três e adoramos. Partilho os mesmos sentimentos que os pais em cima comentam. Não sei quando deixará a nossa cama. agora tem 4 anos, mas será quando ele quiser.

    ResponderEliminar
  4. A M., com 3 anos, tem noites que dorme a noite toda na sua cama e outras que vem para a nossa cama. Quando era muito pequena não gostava que ela dormisse na nossa cama porque não acho seguro e mesmo que lá ficasse um pouco eu não era capaz de dormir convenientemente com medo de rolar para cima dela, o facto é que ela sempre foi muito boa de dormir na sua caminha. Mas quando ela começou a ficar mais crescida passou a querer vir para a nossa cama, tem noites. O facto é que, sabe bem ao fim de semana miminhos mas, a noite toda, não somos capazes porque não dormimos bem... ela é violenta a dormir! ;)

    ResponderEliminar
  5. deixei meu comentario aqui:
    http://paiscriativos.blogspot.pt/2012/01/co-sleeping.html

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares