quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Calendário do Advento que conta a história da vida de Jesus



 Estamos quase, quase a entrar num dos meus meses favoritos...Dezembro!
O mês que guarda em si a época mais especial do ano, a magia do Natal.
Sou católica, e gosto de contar histórias bíblicas aos meus filhos de uma forma simplificada. Não raras vezes o Martim que já consegue fazer ligações entre as histórias e a realidade dos nossos dias questiona a sua veracidade, mas muitas vezes sorri feliz e sinto o seu coração apaziguado.
Não somos beatos, nada disso!
Na verdade raramente vamos à missa, mas eu gosto que eles saibam as histórias, que saibam rezar, que tenham dentro deles a esperança de algo melhor quando chega o fim.
Adorei este calendário do advento (existem milhentas versões e eu vou dar-vos muitas mais nos próximos dias) mas achei que este faz todo o sentido, e que este é o nosso deste ano!
Para fazê-lo basta comprar uma placa de madeira grande.
Imprimir imagens religiosas alusivas a algumas histórias bíblicas que queiram partilhar com os miúdos.
Faça cartões onde de um lado escreva os números (um cartão para cada dia do mês de Dezembro até ao dia 25) do outro cole a imagem e o titulo para a historia escolhida para o dia (facilita se tiver um livro com as várias histórias ou até mesmo a bíblia que pode ler de forma mais simplificada).
Prenda os cartões na placa com as imagens escondidas.
Pendure num local onde as crianças possam mexer e virar sozinhas os cartões.
A ideia é que a criança vire o cartão referente ao dia e descubra a história sobre o nascimento e a vida de Jesus que aquele dia guardou para si.
Pode aproveitar o momento do deitar e fazer um dois em um, contagem até ao Natal e história antes de dormir.

P.S- Pode substituir a placa de madeira por um vulgar placar de cortiça que tenha por casa ou que encontra facilmente nas lojas chinesas.

Uma sugestão gira para fazer com base neste calendário, é pedir á criança para ilustrar a história que acabou de ouvir e recontar a mesma.
Rescreva tal e qual a criança conta. No dia 25 terá uma linda bíblia personalizada e feita pelo seu filho que poderá ter destaque na sua consoada :) (e será uma relíquia nos anos futuros!)





1 comentário:

  1. Olá,
    Gostei muito deste Blog.
    Como também sou mãe de uma menina de 9 anos, e publiquei agora um livro infantil, pensei em vocês para iniciar um 'Book Tour' :)
    Assim, passo a apresentar-me...
    O meu nome é Carolina Sousa, e gosto muito de escrever e desenhar.
    Quando perdemos o nosso gato, o Pinky, que esteve com a nossa família 15 anos, resolvi fazer um livro que contasse às crianças como surgiu o gato doméstico.
    Quase como que em jeito de homenagem a todos esses seres pequeninos, a quem chamamos 'de companhia', e que nos dedicam toda a sua vida...
    O livro chama-se 'Carlota e o Gato Pinky - A História dos Gatos'.
    Neste conto é o Gato Pinky que, de uma forma divertida, narra à sua dona Carlota, uma menina de 7 anos, as aventuras e desventuras da sua espécie ao longo dos tempos.
    É importante que as crianças leiam, muito, e se essa leitura as sensibilizar para algo importante, melhor.
    Neste caso ficarão a conhecer que os gatos foram tratados como deuses no tempo do Antigo Egipto, que já foram associados a bruxas na Idade Média, e até que ajudaram a Humanidade a acabar com a Peste, uma doença que matou muitas pessoas.
    Com certeza que vão olhar de outra forma para aquele pequeno animal, talvez com mais carinho e respeito.
    Eu senti isso nas apresentações que já fiz, na Biblioteca da Amadora...
    O livro alerta também para o abandono dos animais, e o que se deve ter em conta na adopção de um gatinho.
    Então o que eu pedia: que me ajudassem a vender os 100 livros em que tive de investir para publicar este projecto. A ideia seria iniciar um 'Book Tour' onde eu vos enviaria o livro em PDF, vocês iam ler com os vossos filhos, colocariam um Post no vosso site a divulgar e com a vossa apreciação, e depois encaminhariam para outro Blog, ou Blogs, à vossa escolha, a pedir que fizessem o mesmo.
    O livro custa 13€ e ofereço o embrulhinho de Natal :)

    Para me conhecerem melhor, o meu blog:
    http://coisasqueacarolinaescreve.blogspot.pt/
    http://carlota-e-o-gato-pinky.blogs.sapo.pt/

    E o meu mail: carolina.cdesousa@gmail.com

    Obrigada
    CS

    ResponderEliminar

Convites fresquinhos para "As aventuras de Tom Sawyer"

No passado sábado fomos assistir à estreia  de "As Aventuras de Tom Sawyer" um espectáculo infantil ao ar livre na Quinta da ...