Simon Egg ... o ovo mais querido de sempre!

Exibindo Simão no Simon Egg.jpg



Adoro berços.
Trazem-me logo à memória lembranças dos primeiros dias dos meus filhos, da descoberta de cada um deles e do imenso amor que sinto ao vê-los dormir.
Encontrei o Simon Egg num dia destes e apaixonei-me por ele.
Fiquei muito feliz por descobrir que é português e nasceu exactamente do amor de um pai por um filho.
Quis logo conhecer melhor este projecto, e fiz algumas perguntas ao Vasco, o criador do Simon Egg e pai do Simão para partilhar convosco esta feliz descoberta.
Além de dar a conhecer um produto de excelência, pretendo mostrar que as ideias podem sair do papel, ganhar corpo e voar!


1. Como surgiu a ideia de criar um Berço?

A ideia de criar o berço surgiu há uns anos quando eu soube que ia ser pai.
Estranhamente ou não, eu achei que devia dar ao meu filho algo de meu que ficasse como peça ao longo de gerações.
Algo que o meu filho se lembrasse e que ligasse ao periodo mais frágil e mais próximo que teve.
E o berço foi um caminho bastante óbvio para esta demonstração de afecto ilimitada.
2.Existem muitos pais cheios de ideias, mas que depois têm dificuldade em concretizá-las. Como foi este processo no vosso caso - da ideia à confecção. 

Concretizar uma ideia é que faz a ideia ser qualquer coisa.
Claro que sendo arquitecto (e em parte designer) tornou este processo bastante mais fácil.
Após uns esquiços conceptuais e o dimensionamento da peça, o restante são pormenores de construção.
Como a peça é de desenho muito simples este processo foi relativamente rápido. Mais difícil e demorado foi haver quem fizesse a peça !
A madeira necessária foi adquirida algures na zona de Leiria com a escolha de Freixo por apresentar uma côr clara e um desenho bonito dos veios.
A construção absolutamente artesanal ficou a cargo de um artista que faz trabalhos de torneamento de madeira e aceitou este desafio.
Pelos elogios que teve, acabei por submeter o projecto ao concurso Jovens Criadores 2007 tendo sido seleccionado.
Fiquei com a ideia de que eles até queriam premiar o projecto, pois telefonaram-me no dia em que devia entregar o protótipo para uma exposição de 1 mês, antes da entrega do prémio.
Mas como o berço está desenhado para entre os 0 e os 6 meses, a hipótese de o Simão não o usar seria bastante real. E foi apenas para ele que eu o desenhei e construí.
Por isso acabei por desistir do prémio...
Uns anos mais tarde, com a colaboração e insistência do Arq. João Mourão, decidimos tornar isto um produto da The Push Project, a nossa empresa de arquitectura e design.
Foram feitas uma serie de pequenas alterações com vista à execução industrial e à segurança do produto. O braço também foi redesenhado.
Estamos neste momento em pré-produção nas 3 versões, lutando um pouco com os custos de produção iniciais os quais são naturalmente avultados devido às dimensões da peça.


3- Onde podemos encontrar o Simon Egg à venda?

Esistem ainda algumas fases que temos de transpor...
Nomeadamente financiamento e custos de produção na maquinação CNC.


4- Como têm sido a reacção dos pais ao vosso berço? já têm feedback?

Até esta polémica tivemos pouco feedback dos pais, mas temos bastante percepção do potencial do Simon Egg.
Quem o viu, quem conhecia o projecto era no geral potencial comprador pelo interesse demonstrado.
Infelizmente esta polémica fez adiantar a exposição pública do nosso produto sem que ele esteja ainda disponível.


5- O que pensa agora o Simão do berço que o pai criou para ele?

 Ahahah.
Esta é fácil !
Ele adorou e lembra-se mesmo bem dele.
Não no periodo em que o usou, imagino, mas porque esteve no quarto dele muito tempo após, como baú de brinquedos.


Vale a pena conhecer e acompanhar a evolução do Simon Egg na página oficial da marca no facebook, onde podem encontrar fotografias lindas e as várias opções deste berço:


Comentários

Mensagens populares