Marionetas de Sombra, como fazer?!


Como já disse e repeti por aqui, sou apaixonada por marionetas.
Gosto de todo o tipo de marionetas, desde as de corda às mais simples de papel...adoro todas.
Esta semana no atelier de artes plásticas, tivemos a fazer marionetas de sombra. São muito simples mas o resultado visual que produzem é simplesmente fantástico. 
São muito utilizadas para contar histórias, e além destas marionetas, neste tipo de teatro é necessário uma fonte de luz para criar o efeito Sombra. 
Fiquei encantada com os resultados dos trabalhos dos meus alunos, tão bonitos e originais. As crianças também gostaram muito das suas criações e começaram logo a inventar histórias e enredos para elas. 
Qualquer pessoa as faz rapidamente em casa, e é uma boa sugestão para uma tarde bem passada em família.

O material que vai necessitar é:
-Cartolina preta.
-Lápis e borracha.
-Tesoura.
-X-ato.
-Cola baton.
-Fita cola.
-Pau de espetada ou palhinha.
-Papel celofane colorido (opcional).

A primeira fase é desenhar a personagem que deseja. Têm que ter em atenção que o objectivo é projectar a imagem e por isso os detalhes são para ser  recortados.


Depois do desenho finalizado, é altura do recortar - primeiro com uma tesoura, e em seguida os detalhes com o x-ato (como os olhos, narizes, bocas, e outros pormenores).
A


Apesar de não ser necessário para poder obter um resultado bonito com as marionetas de papel, pode acrescentar-lhes pontos de cor colando pedaços de papel celofane colorido nos detalhes recortados (como pode ver nas imagens). 




Para poder manusear a marioneta, deve colar o pau de espetada ou a palhinha no verso da marioneta.



Quando fizer estas marionetas com os seus filhos, aproveite para lhes contar a lenda que dizem estar na origem do teatro de sombras: 
Existe uma lenda chinesa a respeito da origem do teatro de sombras. No ano 121, o imperador Wu Ti, da dinastia Han, desesperado com a morte de sua bailarina favorita, teria ordenado ao mago da corte que a trouxesse de volta do "Reino das Sombras", caso contrário ele seria decapitado.
O mago usou a sua imaginação e, com uma pele de peixe macia e transparente, confeccionou a silhueta de uma bailarina. Depois, ordenou que, no jardim do palácio, fosse armada uma cortina branca contra a luz do sol, de modo que deixasse transparecer a luz.
No dia da apresentação ao imperador e sua corte, o mago fez surgir, ao som de uma flauta, a sombra de uma bailarina movimentando-se com leveza e graciosidade. Neste momento, teria surgido o teatro de sombras.
Bonita a história, assim como o são estas marionetas!



Comentários

Mensagens populares