Livro "Ovelhinha dá-me lã" e sugestão de exploração pedagógica




A semana começa com uma sugestão de leitura para aquecer os dias e noites de inverno.
"Ovelhinha dá-me a tua lã" é da autoria da Isabel Minhós Martins e com ilustrações da Yara Kono e foi editado pela Kalandraka.
Toda a história anda à volta de um menino, que como têm frio vai pedir à ovelhinha para lhe dar a sua lã para que ele possa fazer uma camisola, um casaco, um gorro, umas luvas etc...
Contei esta história aos meninos da minha sala de um ano e ele gostaram imenso.
Há medida que a história se ia desenrolando e o menino dizia para que queria a lã ,eu ia perguntando:
-"Quem é que têm uma camisola?", "É quentinha?", "É fofinha?"
Eles iam respondendo e apontando para as suas camisolas, meias etc... e quando não tinham diziam que não tinham e ficavam a olhar ou a tocar no sitio que deveria estar essa peça de roupa (para as mãos quando falávamos nas luvas, por exemplo).
Esta é uma forma de estimular a aquisição de vocabulário, mesmo os que ainda não verbalizam apontam para a peça de roupa o que mostrava que sabiam fazer a correspondência entre o nome e o objecto.
Foi engraçado ver como ficaram com pena da ovelhinha que ia ficando sem lã, e gostaram de vê-la vestida a usar gorro e cachecol para se aquecer.
É um bom livro para trabalhar o inverno, o frio e o vestuário da época.
Para completar eu convidei-os a explorar restos de lãs coloridas e expliquei que aquelas lãs vinham de outras ovelhinhas como na história.
Para completar desenhei uma ovelha e perguntei-lhes se queriam voltar a dar a lã à ovelha para ela não ter frio. Todos responderam que sim e então colámos a lã no desenho.
É uma atividade simples mas que lhes proporciona uma experiência sensorial interessante quando sentem a textura da lã, promove a atenção e a precisão do movimento assim como a motricidade fina.
Vou continuar a trabalhar esta história durante toda a semana, e amanhã vou trazer peças de vestuário de lã para explorarem livremente.
Espero que tenham gostado da dicas de leitura e das sugestões de exploração pedagógica da história.

Comentários

Mensagens populares