*Geniozinhos*
Também gosto de alguns, e sublinho o alguns, livros de fichas que oferecem jogos educativos que fazem trabalhar muitas áreas de conteúdo (matemática, português, estudo do meio) e que a criança não sente que está a fazer "trabalhos de casa" mas sim a brincar.
Agora, não há nada que substitua os livros. Uma boa história contada (ou lida) na altura certa pode fazer o cérebro viajar para longe e abrir janelas onde só existiam muros!
Ando numa fase onde sinto que devo preparar o M. para a enorme aventura em que vai embarcar em Setembro: A escola primária, e a Bertrand têm uma colecção de livros perfeita para o entusiasmar no seu futuro escolar.
A colecção chama-se Geniozinhos. É destinada aos pais e aos educadores e demonstra que todas as crianças podem ter uma aprendizagem de sucesso, para isso basta descobrir o método certo. Através de histórias divertidas e cativantes, os livros desta colecção são uma maneira fácil e acessível de discutir os problemas de aprendizagem e os obstáculos que podem surgir nos mais pequenos.
O M. adorou, principalmente o " O último a acabar" que conta a história de um menino que todos consideravam mau aluno a matemática e depois acabaram por descobrir que afinal ele só tinha dificuldade em trabalhar sobre pressão...e revelou-se um génio!
Como mãe e educadora, acho muito importante passar esta mensagem de que por vezes o sucesso escolar não é automático, é necessário pensar muito, observar e tentar encontrar o caminho certo para cada criança...pois não existem duas crianças iguais, logo o processo de aprendizagem não pode ser o mesmo para todos!
Cá por casa ficámos fãs desta colecção, e estamos desejosos para que saiam os restantes!
Boa tarde!
ResponderEliminarSou professora do 1ºciclo e estou bastante de acordo com o que dizes sobre os trabalhos nas férias. Eu não obrigo os meus filhos a fazer, nem mando aos meus alunos. Ler sim, é uma boa opção. Viver novas aventuras também!
Obrigada por nos mostrares esta coleção. Não conhecia e palpita-me que será de boa exploração na escola.
Beijocas