O que é isto da flexibilidade curricular nas escolas?



Cada vez mais ouvimos falar em escolas com flexibilidade curricular, mas para muita gente isto é completamente chinês.
Ora bem, assim muito resumido, flexibilidade curricular quer dizer que cada escola vai poder decidir como faz a organização e o planamento das várias matérias.
O Martim está numa escola secundária (se bem que no 5ºano) onde esta flexibilidade já existe.
Da minha experiência, estou a gostar embora sinta que mesmo alguns professores ainda não estão preparados para esta flexibilidade. Sim, dá muito mais trabalho aos professores terem que organizar as várias matérias e os seus conteúdos sem terem um manual todo feitinho que é só seguir e está feito. Acredito que os resultados práticos para os miúdos são muito melhores, e acho que as mudanças não deveriam parar por aqui.
Haverá sempre quem seja contra e que se recuasse aceitar a mudança, mas é certo que o actual panorama da educação no nosso país precisa desesperadamente de uma volta de 180º
Matéria a mais para brincadeira a menos, já se viu que o resultado não é o melhor.
É urgente valorizar o saber fazer em vez de continuarem a insistir em encher o cérebro com informação que os mais variados estudos já concluíram que mais de 80% não fica retida. Porquê que aprender não pode ser divertido? Será que enquanto se faz um projecto sobre o espaço não se pode aprender matématica? Claro que se pode! É isto que que também a flexibilidade curricular defende, que as disciplinas se cruzem em projetos mais significativos e onde as crianças possam fazer múltiplas aprendizagens em simultâneo.
Mais uma vez, aqui no contexto da educação, eu defendo que se devia voltar um passo a trás e recuperar saberes de outrora.
Porquê que não existir oficinas de marcenaria, costura e até de culinária nas escolas?
São competências adicionais que lhes estariam a oferecer, além de divertidas e onde se poderia facilmente encaixar matemática, ciências, português, inglês etc..etc..etc.. e ainda se estaria a desenvolver a criatividade e o gosto pelo fazer com as próprias mãos.
Gostava tanto que a escola não fosse só matéria.
Adorava que a escola se preocupasse mais em preparar para a vida e não só para o ingresso na universidade.

Deixo-vos o link de uma notícia do público sobre as novas leis aprovadas sobre a matéria:

Comentários

  1. Concordo 100% pois enquanto professora, reconheço que a pressão colocada em cima dos nossos alunos atingiu patamares ridículos. Queremos transformar as crianças em robots teóricos, mas que no fim de contas nem os sapatos sabem apertar. O que é feito das visitas de estudo a Museus e outros locais de real interesse? Tudo com peso e medida, penso ser sempre o melhor caminho?

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  2. Sem dúvida! É muito importante aprender o teorema de Pitágoras? Mas não seria também importante saber preencher uma declaração de irs ou saber lidar com as finanças domésticas? Obrigada pela partilha, como sempre com assuntos super pertinentes

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  3. A escola não deve ser apenas e só matéria. Deve ser um ninho de afetos e aprendizagens transversais e alternativas se possível.
    Dá trabalho preparar aulas diferentes e adequadas aos alunos que temos, sem recorrer a livros? Ah pois dá mas a recompensa pessoal de um professor e a resposta dos alunos é muito gratificante.

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  4. Nem de propósito! Estava mesmo agora a fazer uma pesquisa sobre este assunto. Muito pertinente, parabéns!

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  5. Quem sabe não se consegue mudar paradigmas? Tenho esperança que isso vai acontecer e só tenho pena é que provavelmente já não vai ser com os meus filhos... um passo de cada vez, chegamos lá... hoje já se fala felizmente de muita coisa que antigamente até era tabu, como emoções por exemplo. Nós chegamos lá... não é, é tão rápido quanto gostaríamos.

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  6. 100% de acordo. A minha opinião é que a escola precisa de mais afectos e menos currículo.

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  7. Concordo 100%. É fundamental professores verdadeiramente vocacionados para o ensino, criativos e com disponibilidade para os afetos e famílias envolvidas com a escola numa verdadeira parceria.

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  8. sou completamente a favor de evolução. O mundo com raras exceções ficam presos a velhos conceitos.

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  9. Concordo plenamente, espero que cada dia, aos poucos as coisas se vão compondo. Cada vez mais as crianças têm as cabecinhas cheias de coisas decoradas e que nem sequer percebem a aplicabilidade ou utilidade do que aprendem. Espero que quando chegar a altura dos meus já tenham essas oportunidades.

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  10. Tão verdade, eu tinha essas oficinas que nos ensinavam tanta coisa e era tão bom, acho que iria trazer de volta às nossas crianças o gosto pela escola.

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