O livro da mãe : "O Pequeno Buda" - a importância de ensinar meditação às crianças


O livro da mãe desta semana é  "O pequeno Buda" de Tomás de Mello Breyner e da Arena editora (parece impossível que só descobri esta editora há pouco tempo e tem livros tao interessantes para pais e educadores).
Já há algum tempo que o tema da meditação vem ganhando espaço na minha curiosidade.
Quando era mais nova e começou a surgir a moda do yoga fui logo experimentar porquê achava muito"cool". Logo na primeira tentativa percebi que não era para mim. Sou irrequieta por natureza e se o corpo só pára com muito esforço já a mente essa anda sempre a voar em volta de milhentas coisas ao mesmo tempo. Mesmo à noite, quando a casa já está na escuridão total e o silêncio tomou conta, mesmo nos minutos que antecedem o adormecer ainda estou a pensar em projectos e coisas que queria fazer.
É mesmo difícil para mim desligar, mas cada vez mais venho me a aperceber dessa necessidade e das mais valias da meditação.
Comecei a fazer cá em casa com os meus filhos quando os quero acalmar e concersar com eles mais seriamente. Foi instintivo, pedi para fecharem os ilhos e respirarem fundo e tentarem ouvir o seu coração a bater. Enquanto eles faziam eu acompanhava e também me acalmava e me sentia melhor e mais conectada com eles. Percebi que dava msis atenção às histórias que eles me contavam a seguir e que raramente deixava que algo os interrompesse. Agora ao ler o livro do Tomás, descobri que este é mesmo um exercício que se deve fazer com regularidade.
Também no meu trabalho comecei a fazer um momento de relaxamento com os meus pequeninos. Como são muito pequenos (entre 1 e 2 anos) o que eu faço é senta-los na sala no escuro, peço para fecharem os olhinhos (na verdade quase nenhum bebé consegue fechar os olhos prepositadamente já repararam? 😊) e meter uma música relaxante de preferência com os sons da natureza. Basta isto para acalmar aqueles coraçãozinhos pequenos.
Estou a gostar bastante deste "Pequeno Buda", de leitura fácil explica de forma clara e objectiva a importância de ensinar meditação às crianças e ainda oferece vários exercícios práticos para fazermos com os miúdos.

Exercícios

"O copo de água"

Sentados, com um copo cheio de água na mão, entregue-o à criança que estiver consigo. Peça-lhe que feche os olhos e agarre o copo com uma mão. Vai guiar todo o processo, desde pegar no copo até o engolir da água. Comece por lhe dizer que sinta a textura do copo na mão - pode ser um copo de plástico ou de vidro -, simplesmente para que sinta a textura; pode também chamar-lhe a atenção para a temperatura do copo. De seguida, peça-lhe que, lentamente, coloque a água na boca, mas que não engula e sinta o fresco da água e o líquido a mexer entre os dentes e a língua. Diga-lhe então que engula a água e sinta o líquido a descer pela garganta até ao estômago, até a água desaparecer. No final, peça-lhe que abra os olhos e lhe relate as sensações que sentiu.     

"Observar os pensamentos"                                

O objectivo deste exercício é fazer com que a criança perceba o que são pensamentos e qual o seu  estado. Pedimos que se sente de forma confortável e feche os olhos. Vamos de seguida indicar à criança que simplesmente sinta os pensamentos que lhe estão a surgir. Podemos ir questionando: como são os teus pensamentos? são muitos ou poucos? são felizes ou tristes? No fundo, funciona como um diagnóstico aos pensamentos. Esta meditação é muito importante, pois vai fazer com que a criança, mais tarde, se aperceba melhor dos seus pensamentos e, assim, consiga reagir a eles de uma forma melhor e mais controlada.                                         


Comentários

  1. Meditação!!! Devia de ser incluída logo na primária! Muitas mudanças no comportamento das crianças... está mais que comprovado!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares