terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Um Carnaval criativo e feliz para toda a família!


O Carnaval é já daqui a uns dias.
Embora a pirosa da minha filha queira se vestir à Elsa, ( e vai claro, porque eu sou da opinião que as crianças é que devem decidir a quê que se querem mascarar, é um dia para brincar e ser feliz) existem imensas opções de máscaras low cost que com um bocadinho de jeito e paciência se podem fazer em casa a um custo bastante reduzido.

Aqui a família está obviamente a encarnar a história da Caracolinhos doirados e dos 3 ursos.
A máscara da Caracolinhos não têm grande ciência nem dificuldade, é só comprar lã amarela e ir cosendo num gorro pequeno da criança, de forma a conseguir obter uma farfalhuda cabeleira loira.

As máscaras dos 3 ursos, que são uma verdadeira delicia são feitas recorrendo á tecnica de papel machê.
Compre balões grandes (existem à venda nas lojas de festas, eu comprei na mascarilha.pt)
Encha dos tamanhos desejados, adequando o tamanho ao físico de cada um e à personagem.
Depois dos balões cheios deve revestir toda a superfície com os recortes de papel embebidos em cola branca.
Deve fazer duas ou 3 camadas para fortalecer a máscara.
Deixe secar bem, e se necessário utilize um secador de cabelo para acelerar a secagem.
Quando estiver bem seco, recorte as orelhas em cartolina e cole ao balão com fita cola de papel.
Os narizes também pode fazer utilizando cartão, ou se preferir pode pintá-los no balão e poupar aqui um bocadinho de trabalho.
Pinte agora os balões a seu goste e deixe secar.
Rebente o balão pela parte inferior e com a tesoura recorte a abertura da cabeça.
Se quiser dar um brilho extra pode ainda pincelar com cola branca que irá dar um acabamento "envernizado".
Esta é uma máscara giríssima e pode depois ser adaptada para decorar o quarto dos miúdos!

Um Carnaval feliz e criativo para toda a família!!


quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

# eu sou Mamã Cartoon :)



Há imenso tempo que sigo a página "A minha vida dava um cartoon" e a da "Mamã Cartoon".
Não há muito a dizer sobre isso, sou louca por cartoons e parentalidade, por isso o que seria mais perfeito para mim sobre um cartoon sobre o tema?! isso...NADA!
Foi amor à primeira vista e ri a bom rir enquanto acompanhava a gravidez da mamã Cartoon.
À data da minha descoberta a Camila era pequena, e voltei a reler todos os cartoons agora na gravidez do Tomás.
São deliciosos, divertidos e tão reais!
Não tentam dourar a pílula da maternidade e mostram o lado mais chato da "coisa" com muito humor.
Bem, hoje, ao fim de tanto tempo fã, enquanto dava fazia zapping ao mesmo tempo que dava de mamar ao Tommy vi na sic a mamã cartoon.
Parei logo e fiquei a ver, e qual não é o meu espanto quando percebo que a autora não é nada mais nada menos que uma querida amiga/colega de liceu com quem tinha perdido o contacto!
Mundo louco este não?! :)
Assim, é com ainda mais orgulho que posso e recomendo o livro da Mamã Cartoon.
É mesmo genial e não só porque foi a Sílvia que fez :P
A página iluminada é esta : https://www.facebook.com/mamacartoonpt/?fref=ts



quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Decoração de porta



Muitas vezes basta dar um toque diferente a uma parte, parede ou peça da casa para nos animar e fazer com que gostemos muito mais de toda a casa!
Eu ainda estou á espera de mudar, e provavelmente ainda falta um bocadinho por isso decidi deixar de ficar deprimida sobre o assunto e passar a ver "o copo mais cheio" e aproveitar as oportunidades de experimentar e fazer pequenos testes de bricolage!
A verdade é que bastou pintar uma coisinha aqui, colocar uma planta ali, mudar almofadas, meter molduras novas na parede e a casa velha já não parecia a mesma!
Esta é uma ideia para se fazer numa tarde, e deixar logo uma divisão completamente diferente.
A vantagem é que fica super giro e original e ainda por menos de 5 euros faz a festa!!


Material:
Papel autocolante preto.
Tesoura.
Fita adesiva da cor desejada.
Régua.
Fita métrica.

A primeira coisa a fazer é tirar as medidas à porta.
De seguida faça um pequeno esboço dos desenhos que quer fazer com o papel autocolante e que vão fazer renascer a sua porta.
Neste exemplo os motivos são geométricos, porque é mais fácil e está na moda, mas pode fazer o que quiser: nuvens, silhuetas de pessoas ou animais, flores, árvores etc...
Também a cor do papel pode ser alterada consoante o seu gosto e até a decoração do espaço.
De acordo com o esboço e com as medidas da porta, desenhe no verso do papel e recorte.
Depois é só retirar a película protectora do verso do papel e vá montando o desenho na porta, como se fosse um puzzle.
Super simples, giro e o melhor é que quando se fartar é só retirar e nem vai notar que os desenhos alguma vez lá estiveram!

Mãos à obra que está toda uma primavera quase (quase) a chegar e há que alegrar a nossa vida, começando pela casa!




sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

A escola da ponte *****




Sempre que ouvimos falar MUITO bem de uma escola ou de uma forma diferente de ensino, pensamos imediatamente que se trata de algo "estrangeiro".
Pois bem, para quem não sabe a Escola da Ponte é portuguesa, e foi fundada por um professor português chamado José Pacheco. Situa-se em Vila das Aves no Porto e o seu fundador continua a coordenar as "tropas" por ali.
Assistir a alguém que há mais de 40 anos a atuar em escolas que atendem alunos carentes, que não aprendem na escola "tradicional", que são vítimas da violência da comunidade de que fazem  parte etc, e ainda ter um brilho nos olhos, aquela paixão pela profissão de professor, é simplesmente tocante. Ele não nos diz nada de "novo", porém a paixão com que diz o que já sabemos, o que buscamos, mas que para ele já é realidade faz acreditar, que é possível pensar a educação de maneira totalmente diferente. 
Nesta escola não há salas de aulas, existem sim espaços heterogéneos de trabalho onde é possível encontrar um aluno do 4º ano a ajudar um do 2º ano ou um aluno do 1º ano a auxiliar um do 5ºano.
Não existe apenas um professor responsável, mas todos os alunos trabalham com todos os professores da escola a quem chamam de orientadores.
Aqui os alunos são incentivados a questionar e a procurar respostas e o trabalho é claro e objectivo e é feito primeiro individualmente, depois com os colegas e só depois com os professores.
Os resultados têm sido fantásticos e as crianças parecem de facto ser felizes ali enquanto aprendem, cada uma ao seu ritmo e tratadas com o respeito que as suas diferenças merecem.
Sou completamente fã desta escola. Mostrei ao Martim a reportagem e ele só disse "quem me dera..." e eu repito quem nos dera a todos haver mais escolas assim!!







quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Fomos ao atelier do pão na Quinta Pedagógica Armando Villar


Ainda não tinha partilhado a nossa visita à Quinta Pedagógica Armando Villar em Cascais para o maravilhoso atelier de "Fazer pão".
Muitas pessoas nem sabem que existe esta quinta, mas é uma quinta tão querida que sempre que lá vou, faz-me desejar fazer as malas e mudar-me para o campo!
Além da vista à quinta e aos animais que ali vivem felizes, sempre feita por monitores muito simpáticos e competentes, esta quinta oferece inúmeros ateliers para toda a família onde podemos sempre aprender e divertirmos-nos muito, juntos como mais gostamos!
O Martim e a Camila adoraram ver o acender do forno a lanha, ouvir as histórias sobre o pão e os seus ingredientes e, como é óbvio, meter a mão na massa!
Os miúdos podem brincar com a massa e fazer a mais para depois irem oferecer as cabrinhas e porquinhos que vivem mesmo ao lado da casinha onde se realiza o atelier.
O pão pode ser com ou sem chouriço, e nem preciso de dizer que os nossos foram todos COM :)
A altura de meter aqueles paezinhos feitos e amassados com as nossas mãos foi um ponto alto da tarde mas não o mais alto.
Enquanto o pão cozia, aproveitámos para dar mais uma volta pela quinta e brincar com os animais.
O ponto mais alto do dia, foi obviamente, o momento em que numa tarde fria de inverno o forno abre-se e de lá saem os nossos paezinhos, quentinhos e deliciosos!
Nem uma migalha sobrou para contar história.
Vale mesmo a pena visitar a quinta e participar nos muitos workshops que fazem quase todos os fins de semanas a preços simpáticos. E para quem ainda não têm planos para o próximo sábado, este atelier do pão vai repetir-se ás 15:00!
Podem conhecer mais desta quinta e do seu trabalho aqui:

https://www.facebook.com/QuintadoVillar/?fref=ts










segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

De volta ao blog



Este ano ainda não tinha vindo aqui, ao meu querido blog.
Apesar de ter estado mais distante da "rede" continuo a gostar muito de vocês todos que me seguem com tanto carinho e me enviam mensagens de preocupação.
Estou agora mais activa no istagram,  mas a razão da minha ausência, como sabem é a melhor possível.
Ter em casa um bebé pequenino requer muito tempo, até porque passo muito tempo apenas a olhar para ele, a contemplar e a agradecer cada cm de gente!
Prometo voltar, aos poucos a fazer posts com DIY e a mostrar um bocadinho dos meus dias mais criativos!
Obrigada por todo o carinho!!


Já conhecem o projecto Nuvem Vitória?

Já conhecem o projecto Nuvem Vitória? Eu não conhecia, e quando me falaram dele fiquei encantada.  Então é nada mais, nada menos qu...