segunda-feira, 27 de junho de 2016

O livro para esta noite é : A Zebra Camila



Confesso que comprei o livro pelo nome.
Achei que a Camila ia achar engraçado partilhar o seu nome com uma Zebra, e estava certa :)
Mas além do nome o livro é mesmo muito giro e conquistou todos aqui em casa.

"Este livro apresenta a história da Zebra Camila que, um dia, ao sair de casa, o vento bandido levou sete riscas do seu vestido. Uma aranha, uma serpente, uma cigarra, entre outros animais do bosque, ajudaram Camila a solucionar o seu problema. A Zebra Camila oferece uma particular visão da passagem da infância para uma certa consciência do tempo. O texto, de estrutura encadeada, utiliza os recursos próprios dos contos tradicionais: jogos de perguntas e respostas, rimas, repetições etc.."

Vale a pena adquirir para a biblioteca Petit!



Ver o jogo da Selecção ao vivo...no Terreiro do Paço


Estava com algum receio... mas ao mesmo tempo queria sentir, e que os meus filhos sentissem, algo parecido com a adrenalina de assistir a um jogo de futebol ao vivo.
Impossibilitada de ir até França, decidimos ir ver o jogo da selecção Nacional ao Terreiro do Paço.
A aventura teve inicio muito antes do jogo começar.
Fomos de comboio o que só por si já é uma alegria para os miúdos.O Quim estava cheio de pessoas vestidas de verde e encarnado e de Carcavelos a Lisboa o hino nacional foi entoado em coro por diversas vezes.
Chegados ao terreiro do paço deparámos-nos com o arraial Gay que encheu ainda mais o espaço com música, cores e balões.
Conseguimos lugar sentados no "relvado" e apesar da multidão não presenciamos nenhuma confusão nem momento menos agradável.
Foi de facto uma tarde bastante feliz, e faz toda a diferença torcer pela selecção no meio de tamanho aglomerado de gente a torcer pelo mesmo.
Rimos, gritámos, cantámos, pulámos e no fim festejamos a vitória de Portugal perante um grupo de Croatas que se juntaram a nós!




quinta-feira, 23 de junho de 2016

DIY- Costumização Miau Miau T-shirt

No outro dia meti na máquina de lavar uma t-shirt brnaca da Camilinha juntamente com roupa colorida...uma coisa esperta já sei!
O resultado foi, como se era de esperar, que a t-shirt deixasse de ser totalmente branca ficando com pequenas e quase imperceptíveis manchas azul bebé.
Como o que eu gosto numa t-shirt branca é que ela seja isso mesmo, BRANCA, vi logo que só tinha duas soluções: ou ia para o lixo, ou inventava qualquer coisa!
A decisão foi a 2ª e transformei a t-shirt manchada e sem graça numa t-shirt amorosa...a miau miau t-shirt!
Mais uma vez o processo é super fácil e demorei cerca de 10 minutos a conclui-lo.


 Material que utilizei

- A t-shirt,
-Tinta textil preta e rosa,
-Palito,
-Agulha,
-Linha de bordar,
-Grinalda de ponpons rosa (comprei no xinoca).

A primeira coisa que fiz foi colocar no interior da t-shirt uma revista, para que a tinta quando estiver a pintar não passe para o outro lado da malha.
Mergulhei a ponta do palito na tinta preta e desenhei na t-shirt primeiro o focinho, seguido dos olhos. Esfreguei a ponta do dedo mindinho na tampa da tinta rosa para que este ficasse com pouquíssima tinta. Assim consegui fazer umas rosadas bem suaves e com o efeito esbatido feito ao rodar suavemente o dedo na t-shirt.
De seguida voltei ao palito para desenhar os bigodes.
Liguei uns minutos o secador para que a tinta secasse rápido, e de seguida cosi a grinalda de ponpons à gola.
Fico super fofa e como é óbvio a Camila adorou!
Gostou tanto que já me fez encomendas de uma t-shirt urso e outra coelho :)


A Dory vai chegar ao SEA LIFE Porto


Este é de certeza um filme que todas as famílias vão querer ver!
Adorei o Nemo, mas a minha personagem favorita sempre foi a Dory. Desde que o filme do Nemo estreou alguns amigos baptizaram-me de Dory porque a minha memória é quase tão boa como a dela :)
O SEA LIFE Porto é parceiro da Disney no lançamento em Portugal deste filme de animação e, por isso, vai ter uma programação muito especial a partir do dia 24 de junho!
Basicamente o SEA LIFE Porto é anfitrião das principais espécies protagonistas no filme e vai dessa forma dar mais informação sobre estes animais, de forma muito dinâmica e divertida! E como sempre, de forma também muito pedagógica!
À chegada, os mais pequenos receberão uns óculos especiais da “Dory” para partirem à descoberta dos vários personagens do filme. Para isso, contam com a ajuda de um “guia” muito especial, o polvo “Hank”, que assinala os vários locais em que é possível observar e conhecer mais sobre cada espécie retratada no filme. Os visitantes são também desafiados a responder a um quiz, com um prémio no final da visita para os mais atentos.
 Estou super tentada em dar um saltinho de 276 km para ir a esta exposição e visitar todos os habitantes do Sea Life. Quando contei ao Martim ele só disse:
-"Vamos mãe pleaseeeee!"
Para quem não têm que dar um salto tão grande, esta é uma excelente sugestão de um bom e diferente serão em família.
A não perder ;)


quarta-feira, 22 de junho de 2016

A primeira foto do Cristiano Aranha

Ontem fomos à consulta com o nosso querido Dr.
Não posso negar que tinha uma secreta esperança de ter errado no sexo do bebé na consulta passada, mas a verdade é que a piloca continua por lá!
Agora tenho mesmo que me conformar e guardar de vez os vestinhos e laçarotes e pensar num nome para o miúdo!
O mais importante é que está tudo ótimo comigo e com o bebé, ele está um crescido e com o peso ideal para o seu tempo e eu, ao contrário das minhas duas outras gravidezes, ainda não engordei 1kg ...ou seja estou alegremente no 6º mês de gravidez com o mesmo peso de quando não estava grávida  iupiiiiiiiiiiiiiiii!
Descobri que já têm cabelo e consegue ouvir sons que o vão fazer reagir a barulhos fortes, a música e a vozes conhecidas.
O meu querido Cristiano Aranha (como o vamos chamando cá por casa misturando o nome que o Martim queria dar - Cristiano Ronaldo com o nome que a Camilinha queria para o mano - Homem Aranha) até deu um ar da sua graça e pousou para a foto!



terça-feira, 21 de junho de 2016

Um Espelho em forma de URSO - DIY


Os espelhos são peças que refletem luz e por isso ficam bem em todo o lado!
Este é um espelho Ursinho, próprio para um quarto de criança.
É super fácil de fazer e muito baratinho.

Material:
- 1 placa de cortiça (eu encontrei no Aki);
- 1 espelho redondo do tamanho desejado (encontrei no IKEA);
- Pistola de cola quente;
- X-ato;
- Lápis;
- Tesoura;
- Cartão.



  Desenhe o seu urso no cartão para fazer o molde e recorte.



    Segure de forma firme o molde à placa de cortiça com alfinetes e contorne com o lápis;


    Com o X-ato corte a cortiça pelo contorno do lápis;


 
    Cole o espelho utilizando a pistola de cola quente.


    E para rematar cole o cartão nas costas do espelho.


    No final pode ficar com ele ao natural ou decora-lo.
    Para desenhar em espelho em aconselho as canetas POSCA, existem de todas as cores e não saem facilmente mas para remover basta um pano húmido! 

 

segunda-feira, 20 de junho de 2016

DIY - Barquinhos de esponja



Os dias pedem rua, água e sol!
A verdade é que não podemos passar todos os dias na praia e a maioria das pessoas não têm casa com piscina...mas animem-se, para as crianças, brincar com água é divertido mesmo que seja apenas na banheira!
Se tiver uma varandinha e colocar por lá um alguidar ou caixa grande de plástico cheia de água, vai ver que os miúdos inventam mil e uma brincadeiras e passaram horas super divertidos.
Esta é uma ideia muito simples que está num dos meus livros, mas que arranca facilmente gargalhadas.
Compre uma esponja fina, corte em rectângulos, espete um palitinho e com pedaços de papel colorido faça as velas dos seus barquinhos!
Agora é só deixar que a imaginação dos seus filhos navegue por as águas turbulentas do pequeno alguidar!

domingo, 19 de junho de 2016

A vida que muda após ser mãe

Antes de ser mãe tinha todas as certezas do mundo.
Sabia que a minha vida ia ser fabulosa!!!
Durante o inverno, todos os anos faria uma viagem a um lugar distante no globo, e no verão passaria uma semana em Vila Moura e outra em S.Martinho do Porto.
A minha casa seria, obviamente, de revista e estaria sempre impecável assim como as minhas unhas e o meu cabelo.
Seria sempre magra e bem vestida e todos os fins de semana sairia para jantares e cocktails fantásticos à beira mar....
Tinha a minha vida toda na cabeça e os meus sonhos estavam, aos poucos, a realizar-se até ... ao nascimento do Martim.
Quando ele nasceu, a primeira coisa da minha vida perfeita que se foi embora foi o meu belo corpitcho que de magro passou a ter uma forma arredondada que insiste em permanecer!
Deixei de ter tempo e pachorra para ir ao cabeleireiro uma vez por semana, e adotei para o cabelo e unhas um estilo mais "rebelde".
Também as minhas idas ao shopping sofreram uma mudança radical, e a parte da Zara mais visitada por mim passou a ser a KIDS.
A minha casa passou a ter brinquedos e pinturas rupestres por todo o lado e raro é o dia em que saía de casa sem ter a roupa amachucada depois dos abraços do Martim ou uma machita de baba deixada pelos beijos da Camila.
O meu querido plasma que outrora exibia excelentes filmes franceses que me faziam sentir quase uma intelectual , hoje só têm autorização para passar a Patrulha Pata, Princesa Sofia, porquinha Peppa, Masha e o Urso ou as series para  pré-adolescentes produzidas pela Disney e que o meu queridíssimo filho Martim devora!
As despesas do dia a dia fizeram com que as viagens a países distantes fossem reduzindo, reduzindo até à escala zero...e hoje em dia até o Algarve e S.Martinho do Porto parece que ficam na China.
Rejubilo de felicidade quando no final das contas podemos pegar na tenda de campismo e ir até ao Meco passar uns dias de férias.
Também os jantares fora ganharam todo um novo significado para mim, fazendo da mesa colocada na varanda o nosso bistrot favorito...sorte a minha que sou casada com um chef 5 estrelas Michelin e que consegue fazer de uma lata de atum uma verdadeira iguaria gourmet!
Olhando de fora, acredito, que possam pensar que a minha vida descambou...que deu uma volta de 180º e que o glamour deu lugar apenas a uma mãe banal.
Ás vezes tento fazer esse exercício e lembro com saudades o tempo em que podia acordar num dia com vontade de ir ver um espetáculo a Londres e no final da tarde já estava dentro do avião...
Mas olhando com mais atenção também consigo ver tudo o que eu não tinha...e fazendo o balanço a minha vida é tão mais rica hoje com esta família que Deus me deu!
Amo e sou amada de uma forma que nunca imaginei e é tão bom saber que mesmo sem um tostão no bolso, no final do dia dentro destas quatro paredes vive uma família feliz.
Somos quatro mais uma gata e daqui a uns meses, se Deus quiser, seremos cinco mais uma gata e quem sabe um coelhinho que a Camila está sempre a pedir!
Provavelmente continuaremos a jantar fora na varanda, a acampar no Meco, e a cortar o cabelo em casa...mas certamente continuaremos a ser felizes e a dar valor a cada pequena conquista porque não existe maior riqueza na vida que uma família unida!
 

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Cavalinho de Cowboy


Qual a criança que não gosta de andar de cavalinhos?
Eu adoro estes cavalinhos de pau de vassoura, que além de muito divertidos ficam lindos na decoração do quarto dos miúdos.
São fáceis de fazer e até são uma boa solução para presente de aniversário de um amiguinho da escola!

Material:

      1.    Um pé de meia 
2. Jornal 
3. Um cabo de vassoura 
4. Cordel.
5. Tesoura sem ponta 
6. Cola branca 
7. Uma caneta 
8. Fita adesiva 
9. Botões.
      10.Feltro colorido

 
Como fazer:

Amasse várias folhas de jornal e coloque dentro da meia até encher. Coloque o cabo da vassoura por dentro da meia e com a fita adesiva prenda a meia no cabo. Para fazer as rédeas dê uma laçada, com o cordel, no focinho. Aperte bem para não escapar e corte as pontas do cordel com a tesoura.

Com outro cordel, faça uma laçada em cima da fita adesiva, (no pescoço do cavalo), e corte as pontas. Para terminar de fazer as rédeas, pegue em outro fio de cordel e amarre uma das pontas de uma lado do focinho e a outra ponta do outro lado. 
Use os botões e feltros coloridos para os detalhes, como os olhos,  orelhas, as narina e a crina. Estes cavalinhos ficam mesmo espetaculares e serão a alegria da criançada!!
 
Eu usei restos de lã que tinha por casa para alguns detalhes, mas podem utilizar tecidos, fitas tudo o que acharem que acrescente beleza ao vosso cavalo!
 
 

 

DIY - Base para mesa

Eu adoro receber as amigas para um brunch divertido e descontraído.
Acho que é perfeito para momentos de conversa e gargalhadas e gosto de não ter de passar horas na cozinha para sentir que recebo bem. O que gosto mesmo é de apresentar uma mesa bonita!
Uma toalha linda pode fazer toda a diferença, assim a loiça e um apontamento floral.
Mas os detalhes também são importantes, e gosto sempre de ter alguma coisa feita por estas duas mãozinhas que Deus me deu :)
Este projeto DIY para bases de mesa é super giro, fácil de fazer, económico e o resultado é rústico e chique ao mesmo tempo e dará um UP a todas as nossas refeições!




 

Materiais:

  • Ráfia natural 50 g X 2
  • Ráfia rosa 50g
  • Agulha
  • Tesoura
  •  
     
    Reúna 10 pedaços de ráfia natural, juntamente com 3 fios da ráfia cor de rosa.
     
    Segure bem os pedaços de ráfia, e vá enrolando a ráfia cor de rosa em volta da ráfia natural.
     
     
    Continue envolvendo firmemente até chegar ao final.
     
     
     
    Torça a ráfia natural e com a ajuda de uma agulha a ráfia rosa em torno de sua torcida.
     
    Como a ráfia já está quase no final, é altura de juntar mais 10 fios de ráfia ao nosso trabalho de forma a podermos continuar até ao tamanho que desejamos.
     
     
    Agora é só irmos repetindo o mesmo processo até termos o tamanho de base que desejamos.
     

    Quando já tiver a base do tamanho desejado, é só fazer o remate e voilá!
    Poderá fazer base para copos, canecas, panelas e até tabuleiros basta ir adaptando a ráfia à forma desejada. É mesmo muito simples, e pode jogar com as cores do seu serviço e toalha para uma mesa chique, personalizada e feita por si!!
     

    segunda-feira, 13 de junho de 2016

    DIY - Macacão de criança a partir de uma t-shirt de adulto



    No fim de semana passado, estive a dar uma volta ao armário da roupa do pai.
    No meio de muita roupa para doar e deitar fora, guardei uma t-shirt para fazer esta experiência.
    Nunca tinha feito nenhuma peça de roupa para criança, mas já andava com a vontade de experimentar fazer um macacão simples para a Camilinha levar para a praia e brincar nos dias quentes, algo confortável, giro e "easy going".
    Estava a pensar fazer de raiz, mas no meio de tanta t-shirt para deitar fora decidi experimentar e dar-lhe uma nova vida.
    Fiz este macacão em 30 minutos e não podia gostar mais deste 1º resultado!
    Obviamente, que o próximo já farei algumas alterações, mas penso que para 1º ficou giríssimo!
    Se gostavam de fazer roupas para os vossos miúdos mas não são grandes costureiras, este é o projeto perfeito para começar porque quase não precisa de coser, e o que vai coser é "tudo a direito" não há como errar ;)

    O passo a passo:

    1- Estenda a t-shirt no chão e deite a criança por cima.



    2- Com um lápis , contorne o corpo da criança, riscando a silhueta que deseja para o seu macacão.
        É importante marcar onde quer que termine a manga.

    3. Prenda com alfinetes os dois lados da t-shirt.

    4- Corte pelo risco da silhueta desenhada.

    5- Cosa as laterais respeitando os espaços para as mangas.

    6- Cosa a parte interior das pernas.

    7- Com tinta ou canetas de tecido podem desenhar ou escrever frases no vosso macacão.
         Também podem embeleza-lo utilizando aplicações de tecidos, missangas etc...





    Importante: Eu fiz este processo no lado direito da t-shirt porque ela tinha letras nas costas que eu não queria que aparecessem no meu macacão. Assim, cosi do lado direito e quando estava terminado voltei do avesso para que ficasse com um tecido liso. Caso as vossas t-shirts sejam lisas, deve fazer todos os passos com a t-shirt do lado avesso, para que depois de terminado voltem a t-shirt e fiquem com o lado certo...isto fará com que não seja visível costuras e afins e torna o macacão mais "perfeitinho".


    Está feito!!!
    Gostaram?? Super fácil e fofo não é?
    Eu certamente que farei muitos mais para este verão, e já estou a pensar em opções para o inverno :P
    Se fizerem, mandem fotos das vossas peças!


    sexta-feira, 10 de junho de 2016

    Puzzles de viagem


    Agora que o bom tempo chegou as viagens começam a ser uma constante!
    Muitos pais (euzinha incluída) sofro com os meus filhos aborrecidos durante a viagem a perguntarem a cada 5 minutos se falta muito.
    A pensar nisso, lembrei-me desta ideia que pode ajudar a entreter e a tornar as viagem de carro mais divertidas.


    Material:

    Puzlle.

    Fita-Iman ou pequenos imans (facilmente se encontra nas lojas dos chinocas)

    Tabuleiro de metal.

    Cola quente.

     
    Como fazer:
    Escolham um ou mais puzzles e agora é só colar um pedaço de íman (ou pequeno íman) a cada peça. Coloquem nas caixas e quando forem para o carro levem os puzzles e o tabuleiro..desta forma a criança vai estar muito tempo entretida a construir os puzzles em cima do tabuleiro que com os imans não correrá o risco de se desmontarem  nas curvas e contra curvas!!

    quinta-feira, 9 de junho de 2016

    Uma marca e uma surpresa para mães de meninos



    Eles são os nossos príncipes.
    Eles fazem-nos rir e chorar.
    Eles enchem-nos de orgulho quando gritam mil vezes por dia Mãe.
    Eles brincam com carros, bolas e espadas.
    Eles fazem muitas asneiras.
    Eles representam a cor azul.
    Eles são uns amores mesmo sem laços e folhos.
    Eles merecem o melhor e por isso Oh! Cutxi Kids apresenta uma coleção exclusiva para Eles, os nossos pequenos heróis.

    Como grávida à espera de um menino, é quase desesperante procurar roupinhas giras de bebé.
    Encontra-se coisas maravilhosas, mas quase todas para meninas. Geralmente, o que encontro para menino é muito básico e falta-lhe o "X factor".
    Acreditam que ainda não consegui comprar NADA para ele?
    Numa das minhas muitas buscas para encontrar roupa para meninos gira encontrei a marca OH Cutxi Kids. Várias opções amorosas que deixam parecer um trabalho feito com muito amor.
    Contactei a marca e conheci a Sandra que me contou como este projeto nasceu:

    - Sou mãe de dois rapazes e sempre tive alguma dificuldade em encontrar roupas queridas para vesti-los de igual. Por outro lado, adoro costurar e durante a segunda gravidez fiz um curso na Maria Modista dedicado ao enxoval de bebé e foi precisamente num desses dias que fez-se luz na minha cabeça e decidi criar uma marca de roupa só para rapaz. 
    O projeto começou de forma muito artesanal como hobby mas com o tempo tem crescido e quem sabe poderá tornar-se na minha atividade profissional. 
    Oh! Cutxi Kids é a extensão do Blog da qual sou autora Oh Cutxi Cutxi.
     
     
     
    Depois destas palavras da Sandra, fiquei a gostar ainda mais desta marca e a 1ª roupinha do meu bebé (sim, ainda continua sem nome :P) será super cutxi cutxi!!
     
    A Sandra é tão querida como a marca que criou, e decidiu oferecer o seu best seller desta estação a uma das nossas seguidoras do facebook!
    Mães, tias, madrinhas e amigas de baby boys...estejam atentas à nossa página que dentro em breve poderão ganhar este amoroso fofo "Marinheiro".
     
     
    Lindo não é? eu ameiiiiiiiii
     

    segunda-feira, 6 de junho de 2016

    DIY Beliche para bonecas


     
       Como já devem ter reparado adoro bonecas, casinhas de bonecas, roupinhas de bonecas e tudo o que esteja ligado a bonecas.
    Para o meu ultimo livro fiz este beliche para bonecas, com duas caixas de morangos (aquelas de madeira). O resultado ficou super fofo e ofereci à minha sobrinha Matilde que brinca com ele até hoje!
    Partilho agora convosco o passo a passo!




    Material:

    3 Caixas de fruta de madeira (das pequenas).

    Tintas acrílicas.

    Pinceis.

    Cola quente.

    Cola branca.

    Cartão.

    Tesoura.


    Como fazer:

    Duas das caixas serão as camas.
    Desmonte a terceira caixa para aproveitar as madeiras em forma de triângulo dos cantos, estas irão converter-se em “pilares” que sustentaram a cama superior e permitiram a sua elevação.
    Cole utilizando a cola quente ,os pilares ás duas caixas de maneira a opter o beliche.

    Com cola branca e cartão reforçe estes “pilares” pelo ladode dentro de forma a dar consistência à estrutura. Deixe secar.
    Também com cartão faça  uma escada para que as bonecas possam subir e descer da cama superior. Por fim, pintámos tudo com tinta acrílica das cores escolhidas.

    Faça uma bonita mantinha com retalhos de tecido ou roupa velha e …boa noite bonequinhas!!
     

    quinta-feira, 2 de junho de 2016

    Vitamimos e muita brincadeira!



    Na 3ªfeira passada o tempo pedia rua, rua,rua!
    Antecipámos o dia da criança e fomos almoçar ao Vitamimos situado no parque da quinta da Alagoa em Carcavelos.
    A Camilinha adora ir dar comida aos patos, tartarugas e peixes que habitam os lagos do jardim. Vamos lá várias vezes, mas agora ela descobriu mais uma razão para pedir todos os dias para ir ao "paque": as cozinhas de brincar do Vitamimos!
    Nunca lá tinha entrado, mas é de facto um espaço muito agradável, com esplanada, sumos naturais, cantinho para os miúdos brincarem e vista para o relvado e parque infantil. Um sonho para quem tem miúdos mais velhinhos que já andam à vontade nas diversões do parque infantil, porque podemos estar a beber um café na esplanada e a olhar para eles.
    Nas traseiras têm uma horta, onde acontecem imensos ateliers e programas pedagógicos sobre alimentação saudável e uma cozinha onde é possível "cozinhar" com terra, folhas, pinhas e tudo o que se encontrar pelo chão...a Camila ADOROU!
    É mesmo um sitio muito simpático, e já prometi lá voltar com o Martim também para que tenha uma aula de culinária!
    Vale a pena descobrir o espaço e os programas pedagógicos do espaço, vai passar uma tarde bem passada por lá : https://www.facebook.com/Vitamimos/?fref=ts

















    Já conhecem o projecto Nuvem Vitória?

    Já conhecem o projecto Nuvem Vitória? Eu não conhecia, e quando me falaram dele fiquei encantada.  Então é nada mais, nada menos qu...